Vôlei
None

SUPERLIGA FEMININA

Sesc-RJ bate Minas no tie-break e sai na frente por vaga na final da Superliga

Time carioca vira em duelo emocionante em BH e leva vantagem na semifinal

postado em 23/03/2018 23:59 / atualizado em 24/03/2018 00:32

Ramon Lisboa/EM/D. A Press
Minas e Sesc-RJ mediram forças, na noite desta sexta-feira, na Arena JK, em Belo Horizonte, pela primeira partida da série melhor de cinco da semifinal da Superliga Feminina de vôlei. O time carioca, que perdia por 2 sets a 0, virou a partida de maneira emocionante e venceu as minas-tenistas por 3 sets a 2, com parciais de 26/24, 25/23, 21/25, 25/27 e 15/7. O destaque do duelo foi a  ponteira Monique Pavão, do Sesc. Ela recebeu o Troféu VivaVôlei de melhor em quadra.

A Arena JK ficou lotada, recebendo 3.550 torcedores. Quando as jogadoras da casa entraram em quadra, parecia final de campeonato, pela recepção calorosa. Antes da partida, a levantadora Karine foi homenageada com flores e um discurso que a emocionou. Grávida de sete meses aos 39 anos, ela não entrará em quadra mais, e está ficando no banco de reservas apenas para incentivar as companheiras. A jogadora completou 18 anos de carreira e defendeu a equipe minas-tenista em três temporadas.

No fim da partida, houve um princípio de tumulto entre uma torcedora minas-tenista e a ponteira Drussyla, do Sesc. Os seguranças do clube mineiro tiveram de intervir.

Ramon Lisboa/EM/D. A Press
Os dois próximos jogos da série serão disputados no Rio de Janeiro, nos dias 26, às 21h30, e 31 de março, às 15h (o Minas disponibilizou ingressos e transporte para este último duelo). Se necessário for, o quarto jogo volta para Belo Horizonte, previsto para o dia 3 de abril. A equipe carioca decide o quinto confronto, se necessário, na Arena da Barra, no dia 6 de abril.

O jogo

O Sesc-RJ começou a partida com superioridade, se aproveitando dos erros de recepção do Minas. A torcida da casa, a cada saque minas-tenista, entoava o canto ‘saca na Drussyla’, fazendo referência à ponteira do time carioca. Mas as adversárias abriram 7/3 na parcial. As mandantes reagiram e conseguiram empatar pouco depois (14/14), e viraram na reta final (24/23). O set foi fechado após um bloqueio duplo de Laisa e Carol Gattaz: 26 a 24 e 1 set a 0 Minas.

O Minas começou a segunda parcial ainda embalado pela vitória na primeira. Defesa e ataque estavam em sintonia. Com isso, abriram 6/2 no placar. Mas logo o Sesc-RJ buscou o empate (8/8). As minas-tenistas disputaram ponto a ponto com as adversárias, mas se distanciaram em 21/15 no certame, levantando a torcida na Arena JK. As cariocas até diminuíram a diferença para um ponto, mas o Minas fechou o set em 25/23, fazendo 2 a 0.

O início da terceira parcial foi marcado por muito equilíbrio. Os times disputavam ponto a ponto, até que o Minas se ‘desgrudou’ no placar e fez 14/10, se aproveitando dos erros de ataque do Sesc-RJ. Bernardinho tentava orientar suas jogadoras em busca de uma reação, mas a torcida mineira era o sétimo jogador em quadra, com os gritos de incentivo. Mas as cariocas buscaram o resultado, e sobraram na reta final do set, fechando em 25/21: 2 a 1.

O quarto set começou com o Sesc-RJ ainda motivado pela vitória anterior, mas logo o Minas se impôs e abriu 6/3 no placar. Pouco tempo depois, as visitantes diminuíram a diferença e isso fez com que o time da casa tivesse mais atenção. A vantagem minas-tenista voltou a ser aberta, mas logo o Rio coreu atrás do prejuízo e empatou em 19/19. As mandantes até chegaram ao match point (24/20), mas o Sesc chegou ao empate e buscou a virada por 27/25: 2 a 2.

O Minas começou o set decisivo desestabilizado emocionalmente, errando vários ataques. Com isso, o Sesc-RJ abriu 5/1 no placar. O time da casa, então, correu atrás e diminuiu a vantagem adversária em dois pontos (7/5), mas a equipe carioca estava inspirada. Restou, então, administrar a vantagem até fechar a partida em 15/7 e virar a partida de forma emocionante em 3 sets a 2.

Desafio foi novidade

A novidade nesta fase semifinal da Superliga foi o desafio. Cada equipe, nesta fase final, terá o direito de solicitar até dois desafios por set. A arbitragem consultará o vídeo para tomar a decisão. Se a reivindicação estiver correta, o árbitro revisará a marcação e o desafio não será computado. Se o pedido for malsucedido, o técnico solicitante terá um pedido a menos no set.

Na partida desta sexta, os dois primeiros pedidos de desafio foram do Minas, ambos no segundo set. O primeiro foi malsucedido, mas o segundo acusou toque no bloqueio do Sesc-RJ e o ponto foi computado para o time da casa. No fim da parcial, foi a vez da equipe carioca utilizar o recurso pela primeira vez, mas nada acusou. No terceiro set, as minas-tenistas solicitaram a tecnologia, que flagrou a bola resvalando na defesa adversária.

Ao todo, foram cinco desafios do Minas e dois do Rio. O time da casa teve três acertos, enquanto as cariocas, um.

Minas: Macris, Hooker, Mara, Carol Gattaz, Rosamaria e Newcombe. Líbero: Léia
Entraram: Karol Tormena, Pri Daroit, Mayany e Laisa
Técnico: Stefano Lavarini

Sesc-RJ: Roberta, Peña, Juciely, Mayhara, Gabi e Drussyla. Líbero: Fabi
Entraram: Carol Leite, Monique e Kasiely
Técnico: Bernardinho

Datas e horários da série melhor de cinco

23/3 – 21h30 – Minas 2 x 3 Sesc-RJ – Arena JK (MG)
26/3 – 21h30 – Sesc-RJ x Minas – Arena da Barra (RJ)
31/3 – 15h – Sesc-RJ x Minas – Arena da Barra (RJ)
3/4 – 19h – Minas x Sesc-RJ - Arena JK (MG) - se necessário
6/4 – 21h30 – Sesc-RJ x Minas – Arena da Barra (RJ) - se necessário

Tags: semifinal volei minas sesc feminina superliga