2

Minas vence Itapetininga em sets diretos e fica perto da final da Superliga

Time mineiro abriu série semifinal com 3 a 0 sobre 'zebra' paulista

07/04/2021 18:09 / atualizado em 07/04/2021 19:27
compartilhe
William comandou as ações ofensivas do Minas na vitória por 3 a 0 que abriu a série
foto: William Lucas/Inovafoto/CBV

William comandou as ações ofensivas do Minas na vitória por 3 a 0 que abriu a série


O Minas saiu na frente do Itapetininga na série semifinal da Superliga Masculina. O time mineiro derrotou a 'zebra' paulista por 3 sets a 0, nesta quarta-feira, no Centro de Desenvolvimento de Vôlei, em Saquarema-RJ, e ficou perto da decisão. As parciais foram de 25/21, 25/21 e 25/21.

O Minas ficou a uma vitória de chegar à final. Caso ganhe do Itapetininga neste sábado, às 19h, no mesmo local, o time de BH avançará à decisão sem a necessidade de um terceiro confronto. Aos paulistas, resta empatar a série para provocar a derradeira partida, marcada para segunda-feira (12), às 19h, no Centro de Desenvolvimento de Vôlei. 

O classificado de Minas x Itapetinga decidirá a Superliga Masculina 2020/21 contra o ganhador de Taubaté x Campinas, duelo paulista das semifinais. Maior vencedor do campeonato nacional, com sete títulos, a equipe minas-tenista busca chegar à final depois de 12 anos. A última vez que isso ocorreu foi em 2008/09, quando o clube de BH pedeu a taça para o Florianópolis. 

Minas 3 x 0 Itapetininga: fotos do primeiro jogo das semifinais



O JOGO


O Minas entrou em quadra decidido a não dar chance aos paulistas, que protagonizaram a maior surpresa da história da Superliga ao eliminarem o líder Cruzeiro, principal favorito ao título. Com William em tarde inspirada, os mineiros controlaram o jogo, contando com a força do oposto cubano Escobar. Com 25 a 21, o MTC abriu 1 a 0 no jogo. 

O panorama no segundo set não foi diferente. O Itapetininga não mostrou o mesmo ímpeto dos confrontos com o Cruzeiro. Mas foi valente e procurou dificultar ao máximo para o Minas. Mas a grande arma paulista, o gigante Renan Buiatti, de 2,17m, não teve êxito e estava muito bem marcado. Com 25 a 21, os mineiros ganharam mais tranquilidade para a definição na parcial seguinte. 

Oposto cubano Escobar (centro) mostrou força nos contra-ataques e foi o maior pontuador
foto: William Lucas/Inovafoto/CBV

Oposto cubano Escobar (centro) mostrou força nos contra-ataques e foi o maior pontuador



William assumiu o papel de articulador e ainda subiu para bloquear. O levantador mostrou sintonia perfeita com o oposto Escobar e ainda deixou os ponteiros Lazo e Honorato em boas condições na entrada de rede. Com boa vantagem, o Minas administrou no terceiro set e fechou a placar com o mesmo placar com os anteriores: 25 a 21. 

Escobar teve 18 acertos e foi o principal pontuador. Já Honorato, que fez oito pontos, recebeu o Troféu VivaVôlei como melhor em quadra, eleito em votação pela internet. Outros destaques foram o argentino Lazo e o central Matheus 'Pinta', cada um com sete pontos. 

Honorato destacou o fato de o Minas ter seguido à risca o plano de jogo traçado para conter as armas do Itapetininga. Ele citou o saque forte e as viradas de bola nos contragolpes. "O Nery conversou com a gente, disse que essa era a estratégia com a qual poderíamos ganhar o jogo, o saque forte. fizemos o dever de casa, o time todo sacou muito bem. E fomos muito bem no contra-ataque, o time também defendeu muitas bolas. Isso tudo ajudou no resultado do jogo", comentou, em entrevista ao SporTV.  

Honorato recebeu o Troféu VivaVôlei das mãos do técnico do Minas, Nery Tambeiro
foto: William Lucas/Inovafoto/CBV

Honorato recebeu o Troféu VivaVôlei das mãos do técnico do Minas, Nery Tambeiro



MINAS 3 x 0 ITAPETININGA


MINAS
William, Escobar, Honorato, Lazo, Gustavão, Matheus Pinta e Maique (líbero). Entraram: Gustavo Orlando e Arthur Bento
Técnico: Nery Tambeiro 

ITAPETININGA
Carísio, Renan Buiatti, Adriano, Guiga, Johan, Thales e Rogerinho (líbero). Entraram: Winck, Gui, Raphael e Felipinho
Técnico: Pedro Uehara (Peu)

Árbitros: Rogério Espicalsky (ES) e Ângela Grass (RS)

Compartilhe