None

BOLADAS E BOTINADAS

Morreu no Praia

postado em 24/04/2018 10:56 / atualizado em 24/04/2018 11:05


Sinceramente, o Praia Clube não superou a apenas um time de vôlei. Superou até a má vontade. O time atropela o adversário, o time confirma sua competência e no último set, aquele do desempate, um mocinho dispara a falar que era outro jogo. Ora, não era. Tanto não era que o time do Paulo Coco venceu com autoridade. A impressão que ficou foi a de que o Sesc-RJ era favorito. Não era. Mas valeu a conquista do time de Uberlândia. E vejam como tratam o vôlei... Quem não viu o jogo pela manhã não encontrou reprise em nenhum canal. Repetiram os jogos do Brasileirão, mas não deram chance à grande vitória do Praia. Toda torcida contra morreu no Praia, um belíssimo trabalho do clube do Triângulo Mineiro.

DÚVIDA
Afinal, o que estará acontecendo com o Cruzeiro? Depois de atropelar durante quase todo o Estadual, o time parece ter puxado o freio de mão. É isso, não engrena, não consegue superar os adversários mais fracos. Esse jogo contra o Fluminense deu o ao time do Mano a chance de jogar por boa parte do tempo com um jogador a mais. Mas o time do Abel Braga usou aquele recurso que toda equipe menor usa, ficou na defesa, fechou seu gol como pôde. Valeu tudo: bico na bola, trombada e até a força do pensamento. A trave também entrou na dança, parecia se encolher a cada chute cruzeirense.  Mas o que ocorre é que o ataque precisa ser mais organizado. Ficar cruzando bola não resolve. Sassá é forte, mas não é tão alto.

LENTIDÃO
Bem, pode ser culpa dos jogadores de meio-campo a demora para chegar ao ataque.  Mas isso pode ocorrer pela falta de entrosamento com os alas. Em jogos com aquela marcação tipo “boca de bode”, fechadinho como o Congresso Nacional na sexta-feira, as jogadas pelas beiradas do campo são a solução. Mas tem um detalhe: não adianta chutar a bola para a área, é preciso fazer um passe, é preciso passar a bola em condição de finalização. Mas na base do desespero a coisa não funciona.

TEM CULPA?
Mano Menezes pode ter lá suas convicções, pode brigar com as opiniões contrárias, mas está fazendo o que pode. Tem buscado acertar o time, está dando chances a jogadores do banco em busca da competitividade. Mas o drama é que alguns jogadores importantes ainda estão comemorando o Campeonato Estadual. Pararam no tempo. Treinador não dá passe, não embola no meio-campo nem erra cruzamento.

ELENCO
Interessante é que ainda há pouco o Cruzeiro tinha um time reserva que também não perdia, entrava em campo com um sistema definido. Talvez o time azul esteja se adaptando a um outro nível de competição. Como diria o Orozimbo: “Na Libertadores ou no Brasileirão, o buraco é mais embaixo, a barra é pesada e quem não corre é atropelado”. Ou seja, a Raposa precisa se mexer.

NO HORTO
O Atlético venceu no Horto. Ótimo, precisava mesmo, mas ainda está longe de ser uma equipe de ponta. Esse Gustavo Blanco é ótimo jogador, mas preocupa sua condição física. A cada partida ele é substituído por exaustão. Talvez seja o seu estilo de jogo, defende muito e ataca sempre, joga com muita vontade. Já a zaga atleticana precisa de reparos. Gabriel começou muito bem, se destacou, mas vem caindo de produção, cometendo erros de posicionamento. Dar combate de pernas abertas à frente do atacante é pedir para ser fintado, precisa voltar a jogar o que mostrou na temporada passada.

TEMPO
O torcedor precisa dar um tempo para o Róger Guedes. Contra o Vitória ele mostrou vontade, ajudou na marcação, cumpriu um importante papel tático e até fez gol. Se tiver a tranquilidade necessária, será muito útil.

CAMISA 9
Há muito não via no Atlético um centroavante operário. Isso mesmo, Ricardo Oliveira me faz lembrar o Lucas Pratto, que marcava gols mas que voltava para ajudar na marcação e saía para buscar a bola e servir aos companheiros. Sua postura faz a diferença. Não se conforma com bola perdida. Não se furta ao jogo.

COELHÃO
O América foi ao Rio e não atrapalhou a festa do Flamengo. Levou dois gols e ainda deu ao Júlio César a chance de fazer boas defesas. Um pouco mais de acerto e o time do Enderson certamente fará bonito no Brasileirão.

Tags: atleticomg americamg cruzeiroec interiormg