Futebol Nacional
None

SÉRIE A

Buscando vagas nos torneios internacionais, Bahia e Chapecoense duelam em Salvador

Um busca a Libertadores, enquanto o outro quer a Sul-Americana

postado em 26/11/2017 09:50 / atualizado em 26/11/2017 10:00

Marcelo Malaquias/EC Bahia
O título do Campeonato Brasileiro já está definido, uma vez que o Corinthians garantiu a taça antecipadamente, mas uma série de definições ainda estão para acontecer. Ainda brigando por vaga em competições internacionais, Chapecoense e Bahia entram em campo às 19h (de Brasília) deste domingo, na Arena Fonte Nova, pela penúltima rodada da competição internacional.

Jogando em casa, o Tricolor baiano quer fazer valer o mando de campo em busca de uma vaga na próxima Copa Libertadores, já que aparece na 10ª colocação da tabela, com 49 pontos, três atrás do primeiro time do G7 (Botafogo). Já o Verdão catarinense, após selar a permanência na Série A, quer se manter na zona de classificação para a Copa Sul-Americana, uma vez que atualmente ocupa o 12º lugar, com 48 pontos.

Confira a tabela atualizada e as principais notícias do Campeonato Brasileiro!

Este será o terceiro encontro entre Bahia e Chapecoense na história da Primeira Divisão. Os sulistas levam a melhor na maioria, com duas vitórias (ambas em 2014) e apenas um empate, que aconteceu no primeiro turno deste ano, no dia 2 de agosto, em Santa Catarina.

A força do Esquadrão de Aço atuando em seus domínios é apontada no clube como a principal arma para o embate com a Chape. Em entrevista à rádio oficial da equipe, o presidente Marcelo Sant'Ana reiterou e agradeceu o apoio dos torcedores e ressaltou que o próximo compromisso é essencial para manter o sonho de Libertadores ainda vivo.

"Expectativa é positiva de público, a torcida do Bahia tem a quarta melhor média do Brasileiro. Próximo a 21 mil pagantes por jogo. A gente sabe do potencial da torcida para fazer fora de campo uma grande festa nessa última partida da temporada 2017. Para mim é especial, última partida como presidente do Bahia. Depois temos um jogo contra o São Paulo, mas é fora de casa", ponderou o dirigente.

"Dentro de campo sabemos da responsabilidade que é manter essa expectativa positiva de vaga na Libertadores. Estamos próximos de garantir vaga na Sul-Americana. Nosso desejo é vencer a Chapecoense para chegar em condições contra o São Paulo. Confio que teremos mais de 30 mil pagantes. Esse elenco merece", completou.

Para o duelo vital do final de semana, o Bahia terá um retorno de peso. Suspenso na derrota da última rodada para o Sport, o volante Renê Junior reassume o posto no meio-campo, no lugar de Juninho, hoje lesionado. O restante da equipe titular deve ser o mesmo que saiu jogando contra o Leão pernambucano.

Do lado alviverde, o foco está em conquistar pelo menos um ponto fora de casa. O lateral direito Apodi revelou que o time relaxou após garantir a permanência na Primeira Divisão, mas apontou que o elenco está com atenção redobrada visando a próxima Sula.

"Gilson Kleina tem falado isso com a gente. É natural do ser humano. Tivemos um ano com pressão 100%. Cobrança lá em cima. Faltando dois meses e ainda com a corda no pescoço. Quando sai da zona de rebaixamento, que era o objetivo, de certa forma dá uma relaxada, mas não podemos deixar cair. Ainda temos coisas para conquistar", avisou o defensor.

"Nossa meta sempre foi total em sair da zona de rebaixamento. Mas não é o foco principal buscar essa vaga na Libertadores. Queremos garantir logo a Sul-Americana que está bem possível", acrescentou.

Em termos de escalação, a Chape tem dois retornos e um jogador suspenso para o compromisso na Bahia. Baixas no empate por 1 a 1 com o Atlético-GO, em Goiânia, no último final de semana, por conta do terceiro cartão amarelo, o centroavante Wellington Paulista e o meia Canteros voltam a ficar à disposição. O primeiro deve reassumir a vaga entre os titulares deixando Túlio de Melo no banco, enquanto o segundo entra no lugar de Arthur Caike, suspenso.

FICHA TÉCNICA

BAHIA X CHAPECOENSE

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)

Data: 26 de novembro de 2017, domingo

Hora: 19h (de Brasília)

Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez (CBF-PE)

Assistentes: Cleberson do Nascimento Leite (CBF-PE) e Marcelino Castro de Nazare (CBF-PE)

BAHIA: Jean; Eduardo, Tiago, Thiago Martins e Juninho Capixaba; Edson, Renê Júnior, Allione, Zé Rafael e Mendoza; Edigar Junior

Técnico: Paulo César Carpegiani

CHAPECOENSE: Jandrei, Apodi, Douglas, Fabrício Bruno e Reinaldo; Amaral, Moisés, João Pedro, Luiz Antônio e Canteros; Wellington Paulista

Técnico: Gilson Kleina

Tags: chapeco bahiaba