Futebol Nacional
None

PRIMEIRA LIGA

Primeira Liga não será disputada em 2018; presidente prevê volta no próximo ano

Marcus Salum confirmou que calendário complicou organização e que tentará implementar novo formato, juntamente com a CBF, a partir do próximo ano

postado em 22/03/2018 20:30 / atualizado em 22/03/2018 21:17

Divulgação/Primeira Liga
Presente no calendário do futebol brasileiro nos últimos dois anos, a Primeira Liga não será disputada nesta temporada. Pelo menos, não nos moldes tradicionais. Presidente da competição, Marcus Salum confirmou que tenta adequar o torneio ao calendário nacional e que já iniciou a aprovação para 2019 e 2020.

De acordo com o dirigente, que também é presidente do América, a Copa do Mundo e o calendário disputado na agenda dos clubes durante a temporada tiram as condições de uma boa organização do torneio em 2018. “A competição será deslocada. Precisamos de organização e estamos criando o melhor para a competição”, disse.

Salum foi escolhido presidente da competição no início deste ano e assumiu o comando em janeiro, já com problemas na viabilização das datas para a disputa. “Precisamos ter projeto e calendário. Já fui ao Rio cinco vezes e me reuni com CBF e a TV. Vamos incluir no calendário de 2019 e 2020, transferimos os contratos, entre a pré-temporada e o regional”, explicou.

Ainda segundo o dirigente, as negociações para o 'deslocamento' da Primeira Liga não impedem que a organização tente marcar compromissos entre os clubes neste ano, durante o Mundial da Rússia. “Não tem viabilidade do jeito que estamos de calendário este ano, mas vamos tentar fazer alguma coisa durante a Copa”, adiantou.

Em fevereiro, a nova diretoria aprovou a primeira diretriz do torneio. A Primeira Liga terá mudança no formato de disputa, com a extinção da fase de grupos e a criação de uma competição baseada no sistema de playoffs, com 16 clubes participando das fases de oitavas, quartas, semifinal e final, em jogos de ida e volta.

Salum, que estava acompanhando o América no duelo contra o Atlético, nesta quinta-feira, pela partida de ida das semifinais do Campeonato Mineiro, ressaltou que explicará todo o ocorrido nesta sexta-feira.

Tags: marcus salum cruzeiroec atleticomg americamg primeiraliga futnacional presidente