Futebol Nacional
None

SÉRIE A

Com titulares e casa cheia, Grêmio recebe Ceará para seguir na cola dos líderes

Grêmio e Ceará se enfrentam às 11h, neste domingo, na Arena do Grêmio

postado em 23/09/2018 05:50 / atualizado em 23/09/2018 09:35

LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
O Campeonato Brasileiro nunca foi uma prioridade para o Grêmio, mas o time insiste em se manter entre os primeiros colocados e tentará aproveitar a 26ª rodada para se confirmar como um aspirante ao título. Neste domingo, às 11 horas, o time receberá o Ceará na sua casa, a Arena Grêmio, em Porto Alegre, apostando em duas fortalezas: a sua formação titular e o estádio lotado.

Há dois anos à frente do Grêmio, completados na última quarta-feira, o técnico Renato Gaúcho sempre optou por priorizar as competições mata-mata, estratégia que tem dado certo, tanto que o time foi campeão da Copa do Brasil em 2016 e da Copa Libertadores em 2017. Mas ainda não conseguiu repetir o mesmo êxito no Brasileirão. Agora, porém, o time está a apenas seis pontos do primeiro colocado São Paulo.

O sucesso na Libertadores de 2018, aliás, pode ajudar o Grêmio nesta tarefa, ao menos no duelo com o Ceará. Em situação confortável na competição após derrotar o Atlético Tucumán por 2 a 0 na Argentina, na terça-feira, no jogo de ida das quartas de final, Renato vai escalar o que tem de melhor à disposição no duelo com o Ceará, ainda mais que o confronto de volta está agendado apenas para 2 de outubro.

Assim, a única novidade na escalação do Grêmio deve ser o retorno de Léo Moura à lateral direita. O veterano foi poupado na partida na Argentina, sendo substituído por Leonardo, que recebeu elogios pelo seu desempenho. Apesar disso, a tendência é de alteração no sistema defensivo.

"O Renato conversou comigo, me deixou bem à vontade. Como atuei no final de semana, optamos em não ir (para Tucumán) porque era muito pouco tempo de descanso. A liberdade que o Renato me dá é tranquila. Sei do meu potencial e quando posso ajudar", afirmou Léo Moura.

O volante Maicon e Renato foram absolvidos em julgamento no STJD pela confusão no último Gre-Nal e estão livres para o duelo com o Ceará. E até por André e Jael estarem indisponíveis, o treinador vai repetir a estratégia tática de utilizar uma formação sem centroavantes, com Luan sendo o jogador mais avançado e com o técnico confiando na grande fase de Everton, convocado na sexta-feira pelo técnico Tite para os amistosos da seleção brasileira contra Arábia Saudita e Argentina no início de outubro.

Essa escalação quase completa do Grêmio será acompanhada por um grande público. Motivados pelo bom momento do time, que ocupa o quinto lugar no Brasileirão e está próximo das semifinais da Libertadores, o estádio do time deve receber cerca de 35 mil torcedores neste domingo. No primeiro turno, o time gaúcho venceu por 1 a 0 no Castelão.

 

Ceará

 

Dono da terceira melhor campanha do returno do Campeonato Brasileiro, o Ceará tem mais um compromisso difícil para seguir na luta contra o rebaixamento. 

 

Responsável por manter vivo o sonho do Ceará em permanecer na elite, o técnico Lisca acredita que o time precisa fazer um jogo perfeito para conquistar pelo menos um empate diante do Grêmio, a quem rasgou elogios e elegeu Renato Gaúcho como "o principal personagem de todos os tempos" do clube, sendo campeão mundial como jogador e agora tendo sucesso como treinador.

 

"Tem que estar bem organizado, compacto e forte defensivamente e, principalmente, mentalmente. É fazer um jogo perfeito para conquistar alguma coisa no sul, onde é muito duro jogar. Sei bem, porque sou de Porto Alegre. Poucos times vão lá e conseguem pontos", reforçou o treinador.

 

Sem desfalques por suspensão ou contusão, Lisca deve manter a formação que venceu o Vitória, por 2 a 0, na última rodada, no Castelão. A principal preocupação é em relação aos jogadores que estão pendurados e que podem fazer falta na sequência. São seis ao todo: o lateral-direito Samuel Xavier, os zagueiros Tiago Alves e Luiz Otávio, os meias Calyson, Ricardinho e Reina. 

 

Desses, apenas os dois últimos não serão titulares neste domingo. Reina, inclusive, está lesionado. "Nosso grupo é pequeno e sofremos muito com contusões e suspensões. Os grandes clubes, como o Grêmio, não têm este problema. O time chamado B do Renato Gaúcho é pode enfrentar qualquer time no Brasil", disse o treinador.

 

Invicto há quatro jogos, com três vitórias, o Ceará abre a zona de rebaixamento, na 17ª colocação, com 27 pontos. Um resultado positivo no Sul aliado a um tropeço de Chapecoense, Botafogo, Bahia ou Vitória, tira o time dessa situação delicada, onde está há 22 rodadas. 

Tags: cearace gremiors seriea futnacional futebol brasileirão grêmio