Futebol Nacional
None

COVID-19

COVID-19: MP enviará carta à CBF para pedir paralisação do futebol no país

Três campeonatos estaduais já foram paralisados nesta quinta-feira devido ao crescimento dos casos de COVID-19

postado em 04/03/2021 19:26

(Foto: MP/divulgação)
O Ministério Público enviará uma carta à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recomendando a paralisação do futebol no Brasil em função do aumento de casos de infectados e mortos por COVID-19 no país. 

Em entrevista ao portal GE, o presidente da Comissão Nacional de Combate e Prevenção à Violência nos Estádios, Valberto Lira, informou que o documento será assinado em conjunto por procuradores estaduais que tratam do tema.

“A Comissão Nacional decidiu emitir uma nota técnica recomendando à CBF a suspensão de toda e qualquer competição por ela organizada, em face da situação que hoje o Brasil atravessa, com o crescente número de pessoas falecidas e contaminadas. Todos os colegas que integram a comissão entendem que se não houver o acatamento dessa recomendação, serão ajuizadas ações em todos os estados. Vivemos uma situação que preocupa a todos e esses deslocamentos de equipes de um estado para outro trará mais possibilidade de contágio”, disse Lira à reportagem do GE.

Valberto Lira já enviou ofício à CBF se posicionando contra a realização de jogos da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil previstos para a Paraíba, seu estado de atuação. “Futebol não é atividade essencial. As atividades essenciais estão elencadas no decreto do governo do estado. Nós estamos dizendo à CBF que não poderão acontecer esses jogos. Estamos recomendando também à Polícia Militar para impedir esses jogos no estado da Paraíba”.

Nesta quinta-feira, também em função do crescimento de números de casos da COVID-19, foram paralisados os Campeonatos Catarinense e Paranaense. No Ceará, a federação decidiu suspender os jogos na capital Fortaleza até 18 de março.


'Efeito Lisca'


O clamor pela paralisação do futebol surgiu com um pedido feito pelo técnico Lisca à CBF, na quarta-feira, durante a transmissão do jogo entre Athletic e América, em Juiz de Fora, pelo Campeonato Mineiro. O comandante americano sugeriu à entidade que rege o futebol nacional que não dê início à Copa do Brasil na próxima semana devido a uma onda importante de casos de COVID-19 em todo o país.
O Brasil havia registrado, na quarta-feira, 1.910 novas mortes em decorrência da COVID-19 em 24 horas, o que representava um novo recorde diário. Na terça, os óbitos chegaram a 1.641, maior número até então desde o início da pandemia.

Tags: futebol cbf serieb procurador paralisar americamg atleticomg cruzeiroec interiormg seriea paulista2021 carioca2021 Valberto Lira