2

Boa campanha no Mineiro garante Athletic na Série D do Brasileirão de 2023

Clube de São João del-Rei garantiu vaga à competição nacional pela primeira vez em sua história

08/03/2022 16:15 / atualizado em 08/03/2022 17:01
compartilhe
Athletic, do atacante Ricardo Oliveira, disputará a Série D pela primeira vez na história
foto: Fernanda Trindade/Athletic

Athletic, do atacante Ricardo Oliveira, disputará a Série D pela primeira vez na história

 
O Athletic continua alcançando feitos incríveis em seu segundo ano na elite do Campeonato Mineiro. A boa campanha no torneio deste ano já garantiu o clube de São João del-Rei na Série D do Campeonato Brasileiro de 2023 pela primeira vez.
 
A classificação só foi alcançada após o término da nona rodada do Estadual, no domingo. No sábado (5), o Athletic goleou a URT por 4 a 0, somou 19 pontos, ultrapassou o Cruzeiro e subiu para a segunda colocação na tabela. A partida foi disputada no estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei.
 
Com a combinação de resultados da rodada, a Caldense (4ª colocada, com 18 pontos e seis vitórias) ficou com a segunda vaga à Série D após vencer o Democrata-GV por 1 a 0, no estádio Ronaldão, em Poços de Caldas, no domingo (6).
 
Sendo assim, o Esquadrão e a Veterana não podem mais ser ultrapassados pelo Villa Nova, que venceu o América por 1 a 0, no estádio Independência, em Belo Horizonte, no sábado. Com 12 pontos e duas vitórias, o Leão do Bonfim pode somar apenas 18 caso vença os dois compromissos restantes até o fim da primeira fase do Mineiro. Ainda assim, ficaria atrás da Caldense em vitórias.

Classificação à Série D

 
A vaga para a Série D é obtida por meio de seleção dos clubes que apresentam os melhores desempenhos em seus respectivos campeonatos estaduais, mas que ainda não disputam as três primeiras divisões do Brasileirão.
 

Título do interior e Copa do Brasil

 
Já classificados à Série D, Athletic e Caldense vão batalhar por outro grande objetivo para a próxima temporada. A equipe que terminar à frente na tabela fica com o título de campeão do interior e também garante uma vaga na Copa do Brasil de 2023.
 
Os times se enfrentarão neste domingo (13), às 11h, no estádio Ronaldão, em Poços de Caldas. Apenas um ponto separa os dois clubes na classificação.

Compartilhe