2

Violência: MP pede banimentos de Galoucura e Máfia Azul por um ano

Orientação à Federação Mineira de Futebol é que as duas facções sejam banidas por um ano, em todo país

15/03/2022 18:07 / atualizado em 15/03/2022 19:07
compartilhe
Torcedor foi baleado no abdômen durante confronto e não resistiu
foto: Reproduçao

Torcedor foi baleado no abdômen durante confronto e não resistiu



Os confrontos recentes entre as torcidas Galoucura, do Atlético, e Máfia Azul, do Cruzeiro, com registros de mortes de alguns integrantes, resultaram em nova recomendação de banimento das organizadas por parte do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Dessa vez, a orientação à Federação Mineira de Futebol é que as duas facções sejam banidas por um ano, em todo país.

Em nota, a FMF já informou que acatará a recomendação: "A Federação Mineira de Futebol informa que recebeu a determinação do Ministério Público de Minas Gerais sobre o banimento das torcidas organizadas Máfia Azul e Galoucura dos estádios em todo o Brasil, e que acatará o ofício, transformando-o em resolução".

Em 6 de março, dia do clássico entre Atlético e Cruzeiro pela nona rodada do Campeonato Mineiro, uma briga generalizada entre as duas torcidas, no bairro Boa Vista, na região Leste de Belo Horizonte, provocou a morte de Rodrigo Marlon Caetano Andrade, de 25 anos. Ele foi baleado em meio à confusão. Um motociclista que passava pelo local também foi atingido por um projétil no ombro e não teve maiores complicações.

As duas torcidas já estavam banidas dos estádios em Minas por seis meses. A punição à Máfia Azul foi recomendada pelo MP em 29 de novembro do ano passado após emboscada no Anel Rodoviário a um ônibus que causou a morte de Mateus de Freitas Ferreira, integrante da Galoucura. Já a organizada do Atlético foi banida dos estádios em 4 de fevereiro passado por provocar uma briga generalizada no Mineirão, no jogo entre Brasil e Paraguai. Um componente da Máfia Azul teve traumatismo craniano ao ser espancado.

"O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) expediu hoje, 15 de março, recomendação à Federação Mineira de Futebol para que seja aplicada medida educativa de banimento temporário, pelo período de um ano, das torcidas organizadas Galoucura e Máfia Azul dos estádios e do entorno dos estádios de todo o país nos dias de jogos, considerado como entorno o raio de cinco mil metros, perímetro de segurança e vinculação com o evento esportivo", diz a nota do MP.

Segundo o documento, o banimento temporário deverá consistir na proibição do uso, porte e exibição de qualquer vestimenta, faixa, bandeira, instrumento musical ou qualquer objeto que possa caracterizar a presença da torcida nos estádios ou nos seus respectivos entornos nos dias de jogos.  

De acordo com o MP, o eventual descumprimento da recomendação pode acarretar punições a Atlético e Cruzeiro. "O MP ainda recomenda ainda a coibição, no interior dos estádios de futebol, do entoamento de cantos e similares que façam qualquer menção às torcidas organizadas Máfia Azul e Galoucura; a inserção, nos regulamentos de competições futuras, da obrigação dos clubes de proibir o entoamento desses cantos, sob pena de sanções disciplinares para os clubes, como ausência de público na partida seguinte ou outra conveniente para contenção da violência envolvendo eventos esportivos, ou ainda sanções pecuniárias, no caso de identificação de torcedores em eventos de violência relacionada ao ambiente desportivo nos dias de jogos".

Na recomendação, o Ministério Público alerta que caberá a Atlético e Cruzeiro "tomar providências para efetivar a proibição de entoamento de cantos e similares relacionados às torcidas Máfia Azul e Galoucura aos seus torcedores, por meio de seus canais habituais de divulgação, como redes sociais, comunicações internas, site e outros".

Leia, a seguir, a nota completa do MPPG:

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) expediu hoje, 15 de março, Recomendação à Federação Mineira de Futebol para que seja aplicada medida educativa de banimento temporário, pelo período de um ano, das torcidas organizadas Galoucura e Máfia Azul dos estádios e do entorno dos estádios de todo o país nos dias de jogos, considerado como entorno o raio de cinco mil metros, perímetro de segurança e vinculação com o evento esportivo.
 
Segundo o documento, o banimento temporário deverá consistir na proibição do uso, porte e exibição de qualquer vestimenta, faixa, bandeira, instrumento musical ou qualquer objeto que possa caracterizar a presença da torcida nos estádios ou nos seus respectivos entornos nos dias de jogos.

O MPMG recomenda ainda a coibição, no interior dos estádios de futebol, do entoamento de cantos e similares que façam qualquer menção às torcidas organizadas Máfia Azul e Galoucura; a inserção, nos regulamentos de competições futuras, da obrigação dos clubes de proibir o entoamento desses cantos, sob pena de sanções disciplinares para os clubes, como ausência de público na partida seguinte ou outra conveniente para contenção da violência envolvendo eventos esportivos, ou ainda sanções pecuniárias, no caso de identificação de torcedores em eventos de violência relacionada ao ambiente desportivo nos dias de jogos.

O Clube Atlético Mineiro e o Cruzeiro Esporte Clube deverão divulgar e tomar providências para efetivar a proibição de entoamento de cantos e similares relacionados às torcidas Máfia Azul e Galoucura aos seus torcedores, por meio de seus canais habituais de divulgação, como redes sociais, comunicações internas, site e outros. 

A Recomendação foi feita após uma escalada de violência entre as duas torcidas, acentuadas por eventos recentes, tendo um deles culminado na morte de um dos envolvidos e no ferimento de um transeunte, ambos atingidos por arma de fogo. 

Conforme o documento, as duas torcidas organizadas "não cumprem com sua finalidade associativa e proporcionam cenas de violência em ambientes públicos, colocando em risco a segurança da população. Os cantos entoados por tais torcidas restam por divulgar a marca de entidades notoriamente voltadas para a prática de violência nos estádios e entorno". 

Compartilhe