Rio 2016
  • Oferecimento:

OLIMPÍADA

1908 - Londres


Diferentemente dos Jogos de Paris e Saint Louis, Londres foi exemplo de organização e ofereceu boas condições aos atletas. Inicialmente, o COI havia definido que a Olimpíada seria realizada em Nápoles, na Itália, mas uma erupção no vulcão Vesúvio destruiu parcialmente a cidade. Sede de outros grandes eventos, como o Torneio de Wimbledon, de tênis, Londres aceitou o desafio e se estruturou em dois anos para receber a competição.

O desfile de delegações foi uma das novidades dos Jogos de Londres. A outra foi a mudança do percurso da maratona para 42.195 metros, o que se tornou oficial apenas em 1920. O vencedor da prova foi o norte-americano John Joseph Hayes. Ele contou com uma falha do italiano Dorando Pietri, que entrou no Estádio Olímpico no sentido contrário.

A grande estrela dos Jogos de Londres foi outro norte-americano: Ray Ewry. Ele conquistou duas medalhas de ouro no salto sem impulso, prova extinta. Ele já havia conquistado outros seis primeiros lugares ao longo de três edições olímpicas.

De volta aos Jogos, após se ausentar em Saint Louis, o Barão de Coubertin imortalizou no seu discurso em Londres a seguinte frase: “O importante não é ganhar, mas competir".

Jogos Olímpicos

Tags: 1908 londres

O anunciante aqui presente não possui relação com os Jogos Rio 2016 e é patrocinador exclusivo da cobertura editorial dos Diários Associados MG para o evento.