Rio 2016
  • Oferecimento:

CURIOSIDADES OLÍMPICAS

Recorde de voluntários

Pequim'2008 bateu o recorde de voluntários em uma edição da Olimpíada

postado em 05/04/2016 19:59 / atualizado em 19/04/2016 20:53

Reprodução


Um dos eventos que mais cresceram no mundo foram, sem dúvida alguma, os Jogos Olímpicos. E cresceram em tal proporção, que existe, há algum tempo, uma discussão sobre a redução do número de atletas nas Vilas Olímpicas e, até mesmo o corte de algumas modalidades. No entanto, existe um setor que se tornou primordial para a realização do evento: o dos voluntários. E o número inscrições de pessoas que se propõem a trabalhar gratuitamente durante a Olimpíada foi recorde na edição de Pequim’2008.

O Comitê Organizador dos Jogos chineses começou o recrutamento de voluntários, exclusivamente pequineses, em 5 de junho de 2005. Em 19 de janeiro de 2008, foram abertas as solicitações para o resto da China, exceto Hong Kong e Macau. Em março, para o restante do mundo. O número de inscrições foi surpreendente: mais de 560 mil candidatos.

A princípio, as estimativas eram de que Pequim precisaria de 70 mil voluntários para a Olimpíada e 30 mil para a Paralimpíada. No entanto, os serviços foram estendidos. No total, foram utilizados 400 mil trabalhadores voluntários para todos os tipos de serviços.

Os voluntários foram divididos em seis categorias: tradução, informação às pessoas nos lugares mais movimentados da cidade, atividades imediatamente anteriores aos Jogos Olímpicos, serviços de informática, motoristas de ônibus e caminhões, guias e serviços gerais.

Sem voluntários não haveria como realizar uma edição dos Jogos Olímpicos e nem um Pan-Americano. Se houvesse remuneração, os Jogos seriam inviáveis. Segundo Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), “nenhum comitê teria condições de arcar com essa parte do custo, que seria mais alto que bancar a hospedagem de atletas, técnicos, delegados, juízes, dirigentes, enfim, todo o quadro organizacional e que faz o espetáculo que é a Olimpíada”.

Ser voluntário é a maneira mais barata de acompanhar os Jogos. A pessoa trabalha diretamente no evento e tem a oportunidade, em determinados casos, de acompanhar algumas disputas. Mas isso não acontece com todos os voluntários. Muitos acabam em áreas administrativas e mal conseguem assistir aos eventos pela televisão.

O voluntário dos Jogos tem certas obrigações. O comitê organizador exige que a pessoa banque a sua ida para o país e também sua hospedagem. Uma vez na cidade olímpica, o voluntário tem suas despesas de transporte e alimentação custeadas.

Além disso, há alguns mandamentos: ser cordial, cumprir ordens e horários, e estar sempre disposto a cumprir qualquer urgência.

Recorde


Os Jogos de Pequim registraram o maior número de voluntários da história. Só de pequineses foram 310 mil inscritos. No total, apenas 6,5% residiam fora da China. A maioria dos inscritos tinha menos de 36 anos e nível universitário ou equivalente. As mulheres representaram 58,1% das vagas.

Os números de Pequim superaram os de Atenas’2004, quando 60 mil voluntários foram escolhidos de um total de 160 mil inscritos.
Curiosidades das Olimpíadas

Tags: voluntários

O anunciante aqui presente não possui relação com os Jogos Rio 2016 e é patrocinador exclusivo da cobertura editorial dos Diários Associados MG para o evento.