Velocidade
None

FÓRMULA 1

Mercedes domina classificação, e Valtteri Bottas fica com pole na Rússia

Com Lewis Hamilton na segunda posição, escuderia alemã fez dobradinha

postado em 29/09/2018 10:29

AFP / Alexander NEMENOV

A Mercedes mostrou o seu domínio na classificatória do Grande Prêmio da Rússia, em Sochi. Neste sábado, a escuderia alemã ficou nas duas primeiras colocações nas três etapas da classificação e fez a dobradinha. Valtteri Bottas conseguiu ficar com a pole position, seguido de seu companheiro de equipe Lewis Hamilton.

Precisando se recuperar para se manter vivo no Mundial de Pilotos da Fórmula 1, Sebastian Vettel conseguiu ficar na terceira colocação. Kimi Raikkonen é o quarto colocado e Kevin Magnussen, da Haas, fechou os cinco primeiros.

Daniel Ricciardo e Max Verstappen, que perderam posições no grid de largada porque mudaram a unidade de potência, nem entraram na pista durante o Q2, assim como os outros três pilotos que não avançaram para a última etapa da classificatória.

Q1

Na primeira etapa da classificatória, Lewis Hamilton ficou na primeira colocação com tempo de 1min32s410, superando o segundo colocado Valtteri Bottas por 0s554. Entrando só no final do treino, a Red Bull ficou no terceiro e quarto posto com Max Verstappen e Daniel Ricciardo, respectivamente.

Assim como no segundo treino livre, a Ferrari foi a terceira força no Q1, Kimi Raikkonen garantiu o quinto lugar, seguido de Sebastian Vettel. Charles Leclerc, da Sauber, fez o sétimo melhor tempo.

Sergey Sirotkin, que rodou em sua última volta, Fernando Alonso, Lance Stroll, Stoffel Vandoorne e Brendon Hartley foram eliminados. Carlos Sainz, da Renault, conseguiu sair da parte de baixo na reta final da primeira parte da classificação. Nico Hulkenberg ficou no limite de não avançar.

Q2

A Mercedes voltou a fazer a dobradinha na segunda etapa da classificatória. O britânico novamente foi o primeiro, dessa vez com tempo de 1min32s595, seguido do seu companheiro de equipe, que ficou 0s149 abaixo. Sebastian Vettel, Kimi Raikkonen e Charles Leclec ficaram em terceiro, quarto e quinto, respectivamente.

Max Verstappen, Daniel Ricciardo, Carlos Sainz, Nico Hulkenberg e Pierre Gasly não participaram, ficando sem tempo e ficando de fora da última etapa da classificatória.

Q3

Valtteri Bottas fez duas grandes voltas no Q3 e ficou com a pole position após cravar tempo de 1min31s389 na sua última volta. Lewis Hamilton ficou na segunda colocação com 0s145 a menos. Sebastia Vettel fechou os três primeiros, seguido de Kimi Raikkonen.

Confira os dez primeiros do grid de largada:

1 – Valtteri Bottas (Mercedes/Finlândia)
2 – Lewis Hamilton (Mercedes/Grã-Bretanha)
3 – Sebastian Vettel (Ferrari/Alemanha)
4 – Kimi Raikkonen (Ferrari/Finlândia)
5 – Kevin Magnussen (Haas/Dinamarca)
6 – Esteban Ocon (Force India/França)
7 – Charles Leclerc (Sauber/França)
8 – Sergio Pérez (Force India/México)
9 – Romain Grosjean (Hass/França)
10 – Marcus Ericsson (Sauber/Suécia)