Velocidade
None

FÓRMULA 1

Lewis Hamilton supera Verstappen a três voltas do fim e vence o GP da Hungria

Inglês abre 62 pontos de vantagem na liderança do Mundial de Pilotos

postado em 04/08/2019 12:14 / atualizado em 04/08/2019 12:27

<i>(Foto: Andrej ISAKOVIC / AFP)</i>
Na manhã deste domingo, Max Verstappen, da Red Bull, largou na pole, mas foi Lewis Hamilton que venceu o Grande Prêmio da Hungria, a 12° etapa da temporada 2019 da Fórmula 1, após uma incrível ultrapassagem faltando três voltas para o final da prova.

O holandês, portanto, teve de se contentar com a segunda colocação, com a Ferrari aparecendo em terceiro lugar, com Sebastian Vettel , e em quarto, com Charles Leclerc.

Com o resultado, Lewis Hamilton segue na liderança do Mundial de Pilotos, com 250 pontos ganhos, e agora abre uma vantagem de 62 para o vice-líder, seu companheiro de equipe Valtteri Bottas.

Agora, a Fórmula 1 entra no período de férias de verão e retorna somente no primeiro final semana de setembro, com o Grande Prêmio da Bélgica.

Max Verstappen, que tinha a pole-position, largou muito bem, e sequer chegou a tomar pressão no início. Lewis Hamilton, por sua vez, adotou uma postura mais agressiva buscando ganhar posições, e na tentativa de ultrapassar Valtteri Bottas, acabou dando um leve toque no companheiro, que teve sua asa danificada.

Assim, o holandês da Red Bull disparou na frente, já abrindo mais de dois segundos sobre o britânico da Mercedes. Bottas, por sua vez, foi obrigado a parar nos boxes de maneira precoce para arrumar sua asa, e de pneus duros, retornou à pista na última colocação.

Perda de potência e Hamilton na frente

Aos poucos, Verstappen começou a perder aderência, e utilizou o rádio para reclamar disso com a equipe mais de uma vez. Enquanto isso, Hamilton vinha baixando cada vez mais a diferença para o líder, e dava sinais de que poderia encostar. O holandês da RBR, então, foi obrigado a parar nos boxes, e o britânico da Mercedes assumiu a ponta.

Hamilton aproveitou para abrir uma grande vantagem antes de também ir para os boxes. No pit-stop, contudo, a Mercedes foi muito lenta e demorou quatro segundos, o que fez com que o atual líder do Mundial retornasse à pista novamente atrás de Verstappen.

Verstappen retoma a liderança e abre vantagem

Neste momento, Bottas já havia subido para a nona colocação, com Charles Leclerc em terceiro e Sebastian Vettel em quarto. Contudo, a grande briga da corrida era mesmo pela liderança, e após baixar completamente a diferença, Hamilton tentou atacar Verstappen, mas o holandês fechou a porta e fez com que o britânico saísse da pista, mas sem maiores danos.

Pouco depois, quando a corrida já se encaminhava para o momento mais decisivo, Hamilton parou de novo, optando por pneus médios. Assim, Verstappen abriu uma gigante vantagem na ponta, mas, com pneus já muito gastos, via a necessidade de parada aumentar cada vez mais.

Hamilton voa e vence na Hungria

A Red Bull, contudo, optou por uma estratégia de não parada, e Verstappen tentou se segurar como podia. Pelo rádio, Lewis Hamilton escutava de sua equipe que, se mantivesse o ritmo, alcançaria o rival na última volta, tirando uma diferença de nada menos que 20 segundos. Mas o britânico conseguiu fazer ainda melhor. Anotando a volta mais rápida da prova de maneira sucessiva, com direito a recorde da pista, o pentacampeão mundial alcançou Verstappen faltando três voltas e, após abrir a asa móvel, realizou a ultrapassagem para garantir mais uma vitória na temporada.

Depois de perder a posição para Hamilton, já sem nenhuma condição de recuperar o posto, Verstappen ainda parou nos boxes e trocou o pneu desgastado. A ideia da equipe era que o piloto conquistasse a volta mais rápida da prova, e foi o que ocorreu. Assim o holandês da Red Bull, mesmo com a derrota, pôde contar com o ponto extra que pode valer muito na classificação.

Tags: Lewis Hamilton Fórmula 1 velocidade