Futebol Internacional
None

MERCADO

Perto do fim da janela de transferências, torcida do PSG não quer mais Neymar

Brasileiro perde cada vez mais apoio dos fãs do clube parisiense

postado em 22/08/2019 19:48

<i>(Foto: Franck Fife/AFP)</i>
A poucos dias do final da janela de transferências na Europa, que se encerra no dia 2 de setembro em países como França, Espanha, Itália e Alemanha, a situação de Neymar no Paris Saint-Germain ainda é incerta. Se os fãs do craque entram todos os dias em suas redes sociais para saber se há novidades ou sinais de para qual lado ele pende, os torcedores mais fervorosos do PSG parecem já ter decretado que ele é página virada.

"Não acho que ele vá ficar porque a fissura entre ele e o PSG é muito grande. Ele não tem nada de bom a trazer para o time, a gente prefere um jogador menos talentoso, mas mais respeitoso", disse Anthony Pereira, de 36 anos, torcedor e sócio do Paris Saint-Germain há 24 anos e membro da torcida organizada Ultras Paris, na qual faz parte de um subgrupo chamado "A Luta Continua".

"Estamos num período em que todo mundo diz que ele quer deixar o PSG e ele não só não faz comentários sobre isso como fala da 'remontada' com emoção. Ele insiste, obviamente sabendo que este episódio faz parte da pior derrota do clube que paga o seu salário e que causou um grande trauma em nós, torcedores. É uma falta de respeito", completou Pereira, referindo-se ao episódio, citado por Neymar como sua melhor lembrança de carreira, no qual o Barcelona venceu o Paris Saint-Germain por 6 a 1 em 2017, nas oitavas de final da Liga dos Campeões.

Para Cam, que prefere se identificar pelo apelido, membro do Virage Auteuil, outro subgrupo do Ultras, a faixa carregada durante o jogo entre o Paris Saint-Germain e Nîmes, no último dia 11, que dizia "Neymar, cai fora!" é "totalmente compreensível", dada à falta de respeito do craque com os torcedores do clube.

O também parisiense Guillaume Bellut é fã do craque e pede à esposa brasileira para traduzir posts de Neymar nas redes sociais para tentar entender as intenções do jogador, "sobretudo neste momento de incertezas". "Gosto muito de Neymar no campo, a maneira como ele joga. Já o seu comportamento fora de campo me interessa menos", confessou.

Samantha, a esposa brasileira, revela, em tom divertido, que Guillaume ficou tão entusiasmado quando Neymar foi comprado pelo Paris Saint-Germain em agosto de 2017, que pensou em dar este nome ao bebê que eles estavam esperando. "Ele achou que era um nome comum no Brasil", contou. Bellut nega, diz que é uma piada. Mas para de rir quando fala sobre a declaração de Neymar sobre a "remontada", que tanto irritou os fãs do clube. "É uma declaração estratégica, neste momento em que Neymar quer deixar o time e os fãs também não o deixariam em paz, se ele ficasse, com cantos e cartazes pouco honrosos".

Como Bellut, Éric Sicard acha que a provocação de Neymar aos torcedores do Paris Saint-Germain, "que deixam seus salários para serem sócios do clube", é um insulto e que eles não vão perdoá-lo. "Sua atitude pouco profissional e egoísta está lhe fazendo pagar um preço alto diante dos torcedores", definiu.

A favor

O artista gráfico francês Estim, que prepara um grande painel comemorativo dos 50 anos do Paris Saint-Germain - a serem celebrados em 2020 - nos muros externos do estádio do clube, acredita que Neymar deve ficar apenas mais um ano na França. "Ele foi comprado pelo maior valor já pago por um jogador. Ele tem de ficar, se recuperar e jogar ao menos uma temporada inteira no PSG, quando o clube completa 50 anos. Depois, ele pode ir para onde ele quiser", declarou.

Nas dependências do clube, sob anonimato, todos os funcionários tinham uma opinião sobre o futuro de Neymar. Desde aquele que acha que ele deve ficar, mas aponta para uma maca na sala de recuperação e diz que "ali é o lugar de Neymar no PSG", até aquele que acha que ele não vai permanecer, "até porque não tem mais clima".

O clima dentro e fora do clube é de preocupação com a forma física do atacante brasileiro. Praticamente todos os entrevistados ligaram a imagem de Neymar à palavra "ferimentos". Para o francês Nikola Stevanovic, que é consultor e comentarista de futebol na TV francesa RMC Sport, "em um mundo em que a comunicação é mais do que nunca estratégica, não havia nada de inocente nem de espontâneo na declaração de Neymar sobre a 'remontada'. Pelo contrário, era um apelo flagrante ao clube espanhol para que o recontrate".

Stevanovic disse que estava no Camp Nou naquele dia, que ele considera trágico para o Paris Saint-Germain, e apesar de não aprovar o comportamento do astro, acha que Neymar ficará no PSG. "Por ausência de outras possibilidades, simplesmente porque todas as pistas de transferências são barradas e o Barça não pode se permitir este investimento. E, no Real Madrid, que poderia pagar, Zidane se oporia à vinda do brasileiro para o clube", analisou.

A declaração de Stevanovic vai de encontro à capa do jornal esportivo L’Équipe desta quinta-feira, que traz uma foto de Neymar, o valor de 100 milhões de euros acompanhado de três jogadores (Bale, Navas e James), referindo-se à oferta do Real Madrid - já recusada pelo Paris Saint-Germain - com a manchete, que resume o sentimento dentro do clube: "Paris quer mais".

Tags: mercadobola torcida psg neymar