2

Copa do Nordeste: Ceará bate Sport nos pênaltis e conquista o tricampeonato

No tempo regulamentar, os donos da casa ganharam com gol de Luciano Juba. Nas penalidades, 4 a 2 para o Vozão

03/05/2023 23:21 / atualizado em 04/05/2023 00:09
compartilhe
Ceará e Sport disputaram segundo jogo da final da Copa do Nordeste na Ilha do Retiro
foto: Reprodução/ Felipe Santos / Ceará SC

Ceará e Sport disputaram segundo jogo da final da Copa do Nordeste na Ilha do Retiro


 
O Ceará venceu o Sport nos pênaltis por 4 a 2, na final da Copa do Nordeste, na noite desta quarta-feira (3), e faturou o título na Ilha do Retiro. No tempo regulamentar, 1 a 0 para os donos da casa, com gol de Luciano Juba. Na partida de ida, os cearenses haviam ganhado por 2 a 1.
 
Nas penalidades, brilhou a estrela do goleiro Richard, que defendeu as cobranças de Luciano Juba e Gabriel Santos.
  
É o terceiro título da competição repara o Vozão, que já havia conquistado a taça em 2015 e 2020.

FICHA TÉCNICA
SPORT 1 (2) X 0 (4) CEARÁ

Data: 3 de maio de 2023, quarta-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Duração: 100 (49 + 51)
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Competição: Copa do Nordeste
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (BA) e Brigida Cirilo Ferreira (AL)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
Cartões amarelos: Igor Cariús (Sport), aos 25/1ºT, Ronaldo (Sport), aos 30/1ºT, Enderson Moreira (Sport), aos 34/1ºT; Janderson (Ceará), aos 10/1ºT, Danilo Barcelos (Ceará), aos 27/1ºT, Vitor Gabriel (Ceará), aos 30/1ºT, Richard (Ceará, aos 30/2ºT)
Cartões vermelhos:  
Gols:  Luciano Juba (Sport), aos 26/1ºT
Disputa de pênaltis: Danilo Barcelos, Jean Carlos, Luvannor e Erick marcaram para o Ceará, e Castilho perdeu; Love e Sabino converteram para o Sport, e Luciano Juba e Gabriel Santos perderam.
Sport: Renan; Ewerthon, Rafael Thyere (Chico, aos 37/2ºT), Sabino e Igor Cariús (Felipinho); Ronaldo (Pedro Martins, aos 37/2ºT), Fabinho e Jorginho (Gabriel Santos, aos 28/1ºT); Edinho (Wanderson), Luciano Juba e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira. 
Ceará: Richard; Warley (Michel, aos 32/2ºT), Pagnussat, Luiz Otávio e Willian Formiga (Danilo Barcelos, aos 22/1ºT); Richardson, Arthur Rezende (Jean Carlos, no intervalo) e Guilherme Castilho; Janderson (Chay, aos 32/2ºT), Erick e Vitor Gabriel (Luvannor, aos 16/2ºT). Técnico: Eduardo Barroca. 
 
 

Sport x Ceará: gols e lances importantes

Precisando reverter o placar, o Sport foi para cima e quase marcou aos sete minutos. Richard saiu mal, Jorginho ficou com a sobra e finalizou no travessão. 
 
A pressão seguiu e o Sport encontrou o gol aos 26 minutos. Cariús cruzou rasteiro pela esquerda, a zaga cortou mal e Luciano Juba aproveitou a sobra para bater de primeira e abrir o placar.
 
O segundo gol quase saiu aos 12 minutos do segundo tempo. Edinho cobrou falta pela meia esquerda, a bola cruzou toda a área e quase surpreendeu Richard, que se esticou e fez grande defesa.  
 
Aos 26, mais um lance de perigo do Leão: Felipinho recebeu cruzamento na área e chutou cruzado no travessão. Wanderson aproveitou o rebote e chutou na trave. 

Sport domina, mas peca nas finalizações

O Sport fez valer o mando de jogo na Ilha do Retiro e foi dominante desde o começo. Não faltaram oportunidades para o Leão, que desperdiçou a maioria delas e parou em boas defesas de Richard e na trave. 

Ceará se fecha e cria pouco

Após vencer o jogo de ida por 2 a 1, o Ceará foi para Recife com uma proposta clara: se defender e segurar a vantagem. Mesmo depois do gol de Luciano Juba, a postura não mudou, e o Vozão seguiu fechado. Somente no fim a equipe avançou, mas, ainda assim, sem levar perigo ao goleiro Renan. 
 

Reedição da final de 2014

A final de 2023 do Nordestão marcou a reedição da decisão de 2014, quando o Sport venceu por 2 a 0 na ida, empatou por 1 a 1 na volta e ficou com a taça no Castelão. Desta vez, porém, o Ceará se vingou na Ilha do Retiro. 

João Gomes esquenta Ilha do Retiro com show de abertura

A final da Copa do Nordeste começou animada antes mesmo de a bola rolar. O cantor João Gomes fez o show de abertura minutos antes do jogo e esquentou a festa da torcida na Ilha do Retiro. 
 

Próximos jogos do Sport

Sport x Guarani, Brasileirão Série B, na Ilha do Retiro - 7 de maio (domingo), às 19h.
Sport x Tombense, Série B, na Ilha do Retiro - 10 de maio (quarta-feira), às 21h15.

Próximos jogos do Ceará

Ponte Preta x Ceará, Série B, no Moisés Lucarelli - 7 de maio (domingo), às 11h.
Ceará x Vitória, Série B, no Presidente Vargas - 10 de maio (quarta-feira), às 19h.

Compartilhe