Copa do Mundo
None

COPA DO MUNDO

Das favoritas ao título, Brasil e França são as que menos têm remanescentes de 2014

Espanhóis levarão o maior número de jogadores "experientes"

postado em 24/05/2018 09:01 / atualizado em 24/05/2018 11:16

 AFP / FRANCK FIFE

Brasil e França puxam a fila das seleções favoritas que mais se renovaram entre a Copa do Mundo do Brasil’2014 e a da Rússia, que começa daqui a três semanas. Os times de Tite e Didier Deschamps têm apenas seis remanescentes do último Mundial, número inferior a outras seleções apontadas como candidatas ao título como Espanha (11 jogadores), Alemanha (9) e Argentina (7). Os brasileiros estão no Grupo E, ao lado de Suíça, Costa Rica e Sérvia, enquanto os franceses são cabeças de chave no C, ao lado de Dinamarca, Peru e Austrália.

Entre os 23 jogadores que treinam desde a segunda-feira na Granja Comary, apenas seis estavam na campanha desastrosa de quatro anos atrás: o zagueiro Thiago Silva (33 anos), o lateral-esquerdo Marcelo (30), os volantes Paulinho (29) e Fernandinho (33), o armador Willian (29) e o atacante Neymar (26). Mesmo assim, a média de idade do grupo variou pouco: de 28,2 anos para 28. Dos seis, Marcelo, Paulinho e Neymar têm vagas cativas no time titular, que estreia contra a Suíça, em 17 de junho, em Rostov do Don.

Na entrevista logo após a divulgação dos convocados, no último dia 14, Tite destacou a importância desses atletas. “Todos aqueles que já disputaram a Copa vão me ajudar e ajudar a comissão técnica que não estava. Eles têm uma vivência única. Eles estão um passo à frente em relação a mim”, disse.

Deschamps também levará seis remanescentes do último Mundial, mas com média de idade bem abaixo da do Brasil: 25,5 anos – a menor entre os favoritos. De 2014, restaram o experiente goleiro Lloris (31), do Tottenham; o zagueiro Varane (25), do Real Madrid; o volante Pogba (25), do Manchester United; o armador Matuidi (31), da Juventus; e os atacantes Griezmann (27), do Atlético de Madrid, e Giroud (31), do Chelsea. Entre os estreantes, destaque para Mbappé, do Paris Saint-Germain, de apenas 19 anos.

Na Argentina, o técnico Jorge Sampaoli convocou oito atletas que estiveram no Brasil há quatro anos, mas sofreu uma importante baixa: o goleiro Romero, um dos destaques do grupo vice-campeão, sofreu uma lesão no joelho direito durante a preparação da Seleção, em Buenos Aires, e foi cortado. Com isso, Armani, do River Plate, deve ser o titular. Dos sete remanescentes, destaque para o setor ofensivo, novamente formado por Di María, Higuaín e Messi (todos com 30 anos) e Agüero (29). A eles se juntam Dybala, de 24, destaque da Juventus, que vai disputar seu primeiro Mundial. Os argentinos têm o grupo mais velho entre os favoritos, com média de 28,6.

EXPERIÊNCIA Entre os favoritos, a seleção com mais jogadores com Copa no currículo é a Espanha, com 10 atletas que estiveram no Brasil, sendo que seis deles foram campeões mundiais na África do Sul, em 2010: Piqué (31), Iniesta (34) e Busquets (29), do Barcelona; Sergio Ramos (32), do Real Madrid; David Silva (32), do Manchester City; e o goleiro reserva Reina (35). Mesmo com tanta experiência, a equipe de Julen Lopetegui tem média de idade inferior à do Brasil: 27,6 anos.

Já o técnico alemão Joachim Löw ainda não fechou o grupo dos 23 do Mundial. Da pré-convocação, o treinador ainda vai cortar quatro jogadores, mas é bem provável que nenhum dos nove remanescentes do grupo campeão esteja nessa lista. O goleiro Neuer não joga desde setembro do ano passado, por causa de lesão no pé e está em fase final de recuperação. Boateng e Hummels devem formar a defesa titular. Khedira e Kroos também são peças de confiança no meio, assim como Müller, Özil e Julian Draxler no ataque.


MÉDIAS DE IDADE

Argentina    28,6
Brasil          28,2
Espanha      27,6
Alemanha*  26,3
França         25,5
* pré-lista com 27
 
 
REMANESCENTES DE 2014
10
Espanha
De Gea, Reina, Sergio Ramos, Alba, Piqué, Azpilicueta, Busquets, Iniesta, Koke e David Silva

9
Alemanha*
Neuer, Boateng, Hummels, Ginter, Draxler, Khedira, Kroos, Müller e Özil

7
Argentina**
Marcos Rojo, Mascherano, Biglia, Di María, Higuaín, Messi e Agüero

6
Brasil
Thiago Silva, Fernandinho, Marcelo, Willian, Paulinho e Neymar

França
Lloris, Varane, Matuidi, Pogba, Giroud e Griezmann

* Anunciou pré-lista de 27
** Convocado, o goleiro Romero foi cortado por lesão