Copa do Mundo
None

SELEÇÃO BRASILEIRA

CBF espera aval da Fifa para liberar uso de 12 suplentes, inclusive Dedé, do Cruzeiro

Zagueiro da Raposa está na lista reserva do técnico Tite para a Copa

postado em 24/05/2018 13:13 / atualizado em 24/05/2018 15:06

AFP/MAURO PIMENTEL
A CBF segue esperando uma liberação oficial junto à Fifa para que os 12 suplentes integrantes da lista de 35 pré-inscritos para a Copa do Mundo que não foram convocados por Tite possam jogar as partidas do Campeonato Brasileiro no próximo fim de semana. Apesar do discurso de que eles estariam aptos a atuar, na noite de quarta-feira a Confederação recomendou ao Palmeiras que não escalasse o atacante Dudu para a partida diante do América pela Copa do Brasil. O zagueiro Dedé, do Cruzeiro, está entre os pré-convocados pelo treinador da Seleção Brasileira para o Mundial da Rússia.

O regulamento da Fifa estabelece que todos os jogadores que tenham sido pré-inscritos para a Copa do Mundo não podem mais atuar pelos seus clubes desde a última segunda-feira. A exceção fica para as equipes envolvidas em competições europeias, já que a final da Liga dos Campeões acontece no próximo sábado. A Conmebol enviou um ofício e também conseguiu uma liberação para que os clubes envolvidos na Copa Libertadores tivessem seus atletas liberados.

A autorização, contudo, não atinge os campeonatos nacionais. Por isso, por precaução, Dudu não pôde ser escalado na quarta-feira. O mesmo ocorrerá no próximo fim de semana, quando haverá rodada do Campeonato Brasileiro. Dedé, do Cruzeiro, outro que está confirmado entre os 35, também ficaria de fora. A menos, é claro, que até lá a CBF obtenha uma autorização por escrito da Fifa.

Na segunda-feira, o coordenador de Seleções da CBF, Edu Gaspar, foi questionado sobre o assunto e deu a entender que os atletas estariam liberados. "O regulamento nos dá a prerrogativa de enviar a lista final (com 23 atletas) até o dia 4. Tenho o direito de antecipar essa lista e derrubo os 35", afirmou, sem, contudo, garantir que já a tivesse "derrubado". "É importante saberem que, mesmo com esses detalhes, pedimos à Conmebol para liberarem os jogadores que vão jogar Libertadores e Brasileiro. Isso é só para estarmos 100% seguros."

Tags: copa do mundo cruzeiroec selefut cbf copa2018 futinternacional