Copa do Mundo
None

COPA DO MUNDO

Moradora de Montes Claros, fotógrafa russa diz casos de assédio mancharam imagem brasileira

'As pessoas (na Rússia) estão achando que os brasileiros são todos idiotas, que são pessoas totalmente mal-educadas', disse Anastasia Dovgal

postado em 22/06/2018 07:13 / atualizado em 22/06/2018 08:09

ARQUIVO PESSOAL
Os casos de assédio promovidos por brasileiros na Rússia, com atitudes desrespeitosas gravadas em vídeos, prejudicaram a imagem do Brasil e provocaram onda de indignação. Um dos que se revoltou foi a fotógrafa Anastasia Dovgal, que há oito anos trocou a terra natal pelo Brasil para – por ironia do destino – morar em Montes Claros (Norte de Minas), mesma cidade do comerciante Leandro Dias, autor de uma das gravações que geraram indignação. Ela recebeu “pedidos de desculpas” e manifestações de apoio de amigas brasileiras. No vídeo, Leandro induz uma estrangeira – que não fala português – a repetir palavras de cunho sexual. Um comerciante de Januária, na mesma região do estado, aparece em outro vídeo fazendo algo semelhante.

Anastasia diz que na Rússia não existe o costume de as pessoas falarem palavrões, o que às vezes é considerado “normal” no Brasil, inclusive em novelas.  “Lá, ninguém fala palavrão nas ruas igual falam aqui.  Normalmente, ninguém fala, nem nas ruas nem na televisão”, destaca. Ela acredita que até mesmo por isso, os casos de assédio provocaram indignação entre os russos. Casada com um brasileiro, a fotógrafa tomou conhecimento da reação dos compatriotas através de um filho que continua morando na Rússia. “Meu filho falou: ‘é muita burrice dessas pessoas fazerem isso’”.

Anastasia salienta que o clima de alegria da Copa, de alguma forma, contribuiu para que as mulheres de lá, de forma inocente, fossem enganadas. “As meninas estavam felizes porque o país está realizando um evento tão grande. E como a Rússia estava ganhando, todo mundo estava mais feliz ainda. Aí chega uma pessoa, pede para repetir palavras e a pessoa aceita, sem saber o que está repetindo. Elas foram totalmente enganadas porque não sabiam o que estavam falando”.

A imigrante russa afirma que os torcedores brasileiros que gravaram os vídeos acabaram manchando a imagem do Brasil. “As pessoas (na Rússia) estão achando que os brasileiros são todos idiotas, que são pessoas totalmente mal-educadas. Isso suja a imagem do próprio país. Cria uma imagem ruim do Brasil”, avalia.

A fotógrafa lamentou a atitude do comerciante Leandro Dias, que pediu para uma mulher na Rússia repetir frases obscenas como “vou dar para todo mundo de Montes Claros”, “Montes Claros, melhor b... do mundo”. “Ele cometeu uma falta de respeito. Foi uma vergonha. No vídeo, ele mostra que mora aqui (em Montes Claros). Então, acabou falando mal da cidade também. Acho que a pessoa que fez isso é muito idiota. Estão sujando a própria cara. Está prejudicando o país e a si próprio”, crava.

Por meio das redes sociais, Anastasia recebeu mensagens de apoio e pedidos de desculpas de amigas brasileiras. “Quero pedir desculpas a amigos meus da Rússia que residem em Montes Claros (...) pela falta de respeito em seu país. É claro que ele não representa em nada o povo de Montes Claros. Esse elemento não foi educado para viver na sociedade. Tem dinheiro, mas não tem o principal: o caráter”, diz uma das mensagens. “Tem que ser punido. Cara mais besta”, reagiu outra amiga.

REPÚDIO
Os casos de assédio protagonizados por brasileiros durante a Copa motivaram uma discussão na Câmara Municipal de Montes Claros, que emitiu ontem “nota de repúdio” contra os atos de desrespeito às mulheres, solicitando que sejam adotadas medidas “para que situações como estas não se repitam, uma vez que mancham a imagem de nosso país e, especialmente, da nossa cidade”. Na nota, os vereadores declaram “total apoio às ações desenvolvidas pela Defensoria Pública da Mulher, no combate a toda e qualquer ação que vá contra aos princípios da dignidade em relação as mulheres”. Diante da repercussão negativa do caso, Leandro Dias apagou perfis no Facebook e no Instagram.

Tags: rússia brasileiros assédio