Copa do Mundo
None

HISTÓRIA DAS COPAS

1934 - Itália

Azzurra conquistou primeira Copa e escapou de represália de Mussolini

postado em 23/04/2018 21:35 / atualizado em 04/06/2018 14:46

Bob Thomas/Popperfoto
Após forte influência do ditador fascista Benito Mussolini, a Itália foi escolhida por decisão unânime do Comitê Executivo da Fifa para sediar a Copa do Mundo de 1934. Diferentemente da edição anterior, em que poucas seleções se interessaram em participar da competição, 34 nações manifestaram o desejo de entrar na disputa. Como havia somente 16 vagas, foi preciso promover as Eliminatórias. Classificaram-se ao Mundial 12 times da Europa, dois da América do Sul, um das Américas do Norte e Central e um do Oriente Médio.

Um detalhe importante é que o Uruguai boicotou as Copas de 1934 e 1938 em resposta às nações europeias que se recusaram a participar da competição de 1930. Peru e Chile, inscritos nas Eliminatórias, acabaram abrindo mão de última hora. Brasil e Argentina, portanto, tiveram caminho livre para representar o continente sul-americano.

Reproducao da Internet
Não houve fase de grupos na Copa de 1934. As seleções começaram a competição já nas oitavas de final. O Brasil perdeu por 3 a 1 para a Espanha, em 27 de maio, no Estádio Luigi Ferraris, em Gênova. Iraragorri, do Athletic Bilbao, abriu 2 a 0 para os espanhóis. Langara, que atuava pelo Oviedo e acabara de ser artilheiro do Campeonato Espanhol (27 gols em 1933/1934), ampliou para 3 a 0. O gol brasileiro foi marcado por Leônidas, à época no Vasco, aos 9min do segundo tempo.

O revés para a Espanha gerou muitas reclamações por parte dos brasileiros. O árbitro alemão Alfred Birlem teria anulado um gol legítimo de Luisinho, quando os espanhóis venciam por 2 a 0. Além disso, o goleiro Ricardo Zamora, ídolo do Real Madrid, defendeu uma cobrança de pênalti de Waldemar de Brito. O 14º lugar geral representou a pior participação do Brasil em Mundiais.

Nas quartas de final, a Espanha enfrentou a anfitriã Itália e empatou por 1 a 1. Como naquela fase não havia prorrogação e nem disputa por pênaltis, as equipes voltaram a medir forças no jogo de desempate, em Florença. Melhor para os italianos, que ganharam por 1 a 0, gol de Giuseppe Meazza, maior ídolo da Inter de Milão. Benito Mussolini sonhava em ter a Alemanha como adversária da Itália na decisão, mas esse confronto foi impedido pela Tchecoslováquia, responsável por derrotar a seleção germânica (vitória por 3 a 1).

Na finalíssima, em Roma, a Tchecoslováquia abriu o placar aos 26min do segundo tempo, com o atacante Puc. Sob pressão de Mussolini, que transmitiu mensagem ameaçadora aos jogadores – ‘vitória ou morte’ –, a Itália empatou com Orsi, aos 36min, e virou aos 5min da prorrogação com Angelo Schiavio  – maior artilheiro da história do Bologna, com 252 gols. Em vantagem, a Azzurra se trancou na defesa e segurou o placar, conquistando sua primeira Copa e escapando de possível represália do ditador. 

POSIÇÕES

Campeão: Itália
Vice: Tchecoslováquia
3º lugar: Alemanha
4º lugar: Áustria

Artilheiro: Oldrich Nejedlý (Tchecoslováquia), 5 gols

TRAJETÓRIA DO CAMPEÃO

Oitavas
Itália 7x1 Estados Unidos

Quartas
Itália 1x1 Espanha
Itália 1x0 Espanha (jogo de desempate)

Semifinal
Itália 1x0 Áustria

Final
Itália 2x1 Tchecoslováquia

TRAJETÓRIA DO BRASIL

Primeira fase
Espanha 3x1 Brasil

Tags: itália azzurra mussolini