Copa do Mundo
None

HISTÓRIA DAS COPAS

1966 - Inglaterra

Ingleses conquistaram título inédito, mas português Eusébio foi o grande destaque

postado em 23/04/2018 21:42 / atualizado em 04/06/2018 14:49

O Cruzeiro/EM
A oitava edição da Copa do Mundo, em 1966, foi sediada na Inglaterra, entre os dias 11 e 30 de julho. O país foi escolhido pela Fifa para celebrar o centenário da Football Association (FA), federação mais antiga do mundo. A disputa contou com 16 participantes, sendo dez da Europa (Inglaterra, Itália, Alemanha Ocidental, Hungria, Suíça, Portugal, França, União Soviética, Bulgária e Espanha), cinco das Américas (Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e México) e um asiático (Coreia do Norte). Com exceção da África do Sul, suspensa pela Fifa, os países africanos decidiram não participar das Eliminatórias em protesto, já que não teriam uma vaga assegurada no Mundial – teriam de disputá-la contra o melhor de outro continente.

O Cruzeiro/EM
A seleção anfitriã conquistou o título mundial em 1966 – o único que tem até o momento. No entanto, a sensação ficou por conta de um estreante: Portugal, de Eusébio. O ‘Pantera Negra’ foi o artilheiro da competição, com nove gols, e levou os lusitanos ao terceiro lugar da Copa. Já o Brasil, então bicampeão mundial, decepcionou e acabou eliminado na fase de grupos. A única vitória da Seleção Brasileira no torneio foi na estreia, sobre a Bulgária, por 2 a 0, no último jogo com Pelé e Garrincha juntos em campo. O ‘Rei’ ficou fora da partida seguinte (derrota para Hungria por 3 a 1), enquanto o ‘Mané’ não atuou no revés para Portugal (também por 3 a 1). 

A Seleção Inglesa contava com grandes jogadores, como o goleiro Gordon Banks, o zagueiro Bobby Moore e o meia Bobby Charlton no elenco. Na fase de grupos, o time inglês empatou na estreia com o Uruguai, por 0 a 0, e venceu México e França, ambos por 2 a 0, avançando às quartas de final.  Os donos da casa passaram pela Argentina (1 a 0) e foi à semifinal contra a surpresa Portugal. ‘Sir’ Bobby Charlton, lenda do Manchester United, marcou os dois gols da vitória inglesa por 2 a 1. Eusébio ainda descontou aos 82 minutos, mas não evitou a eliminação da Seleção Portuguesa. 

Na decisão, a Inglaterra pegou a Alemanha Ocidental, que havia eliminado a União Soviética, do lendário goleiro Lev Yashin. Os alemães eram liderados pelo craque Franz Beckenbauer, e os ingleses contavam com apoio de 120 mil torcedores em Wembley, incluindo a Rainha Elizabeth. Haller abriu o placar para a Alemanha, aos 12 minutos.  Hurst empatou seis minutos depois, e Peters, aos 33min do segundo tempo, virou para a equipe da casa. Aos 44min, Weber fez o segundo gol alemão e levou a decisão do título para a prorrogação. Hurst marcou o terceiro da Inglaterra, em um dos lances mais polêmicos da história das Copas. A bola bateu no travessão, tocou no chão e não entrou. O árbitro suíço Gottfried Dienst consultou o auxiliar e deu o gol.  Geoff Hurst ainda anotou hat-trick, decretando a vitória por 4 a 2, o título da Seleção Inglesa e se tornando o único jogador a atingir tal feito em finais de Mundial. 

POSIÇÕES

Campeã: Inglaterra 
Vice: Alemanha Ocidental
3º lugar: Portugal
4º lugar: União Soviética

Posição do Brasil: 11º lugar

Artilheiro da edição: Eusébio (Portugal) – nove gols 

TRAJETÓRIA DO CAMPEÃO

Primeira fase
Inglaterra 0 X 0 Uruguai 
Inglaterra 2 X 0 México
Inglaterra 2  X 0 França

Quartas de final
Inglaterra 1 x 0 Argentina 

Semifinal
Inglaterra 2 x 1 Portugal

Final
Inglaterra 4 X 2 Alemanha Ocidental

TRAJETÓRIA DO BRASIL

Primeira fase
Brasil 2  X 0 Bulgária
Hungria 3 X 1 Brasil 
Portugal 3 X 1 Brasil 

Tags: 1966 eusébio inglaterra portugal brasil copa