Copa do Mundo
None

HISTÓRIA DAS COPAS

1994 - Estados Unidos

Seleção Brasileira bateu a Itália na final e faturou o tetracampeonato

postado em 23/04/2018 21:52 / atualizado em 04/06/2018 14:52

Alberto Escalda/EM/D.A Press
A Copa do Mundo de 1994 marcou a estreia da maior competição de futebol nos Estados Unidos. Apesar da pouca tradição dos norte-americanos no esporte, o torneio bateu o recorde de público na história. Nada menos que 3.587.538 pessoas compareceram aos estádios, o que registrou média de 68.991 torcedores por partida. 

Dentro de campo, o Brasil, sob o comando da dupla Carlos Alberto Parreira (técnico) e Zagallo, então coordenador técnico, apostou em um futebol pragmático, de muita posse de bola, e na perfeita sintonia dos atacantes, especialmente Bebeto e Romário. À época, o ‘Baixinho’ brilhava no Barcelona e foi eleito o melhor jogador e recebeu o prêmio FIFA. A Seleção Brasileira bateu a Itália na final, nos pênaltis (3 a 2), faturou o tetracampeonato e quebrou jejum de 24 anos sem levantar a taça. 

AFP PHOTO/DANIEL GARCIA


Fora de campo, o Brasil lamentava e chorava a morte do ídolo Ayrton Senna, em maio daquele ano, em um trágico acidente na pista de Ímola, no GP da Itália. Na conquista diante dos italianos, os jogadores brasileiros levantaram faixas com frases como ‘Valeu, Senna’, como forma de homenagear o piloto. Em meio à lembrança, uma festa dominou o território brasileiro até a chegada dos campeões.

Alberto Escalda/EM


POSIÇÕES

Campeão: Brasil
Vice: Itália
3º lugar: Suécia
4º lugar: Bulgária

Artilheiros: Stoichkov (Bulgária) e Salenko (Rússia) – 6 gols

TRAJETÓRIA DO BRASIL (Campeão)

Primeira fase
Brasil 2 x 0 Rússia
Brasil 3 x 0 Camarões
Brasil 1 x 1 Suécia

Oitavas de Final
Brasil 1 x 0 Estados Unidos

Quartas de Final
Holanda 2 x 3 Brasil

Semifinal
Suécia 0 x 1 Brasil

Final
Brasil 0 x 0 Itália (3 a 2 nos pênaltis)

Tags: 1994 copa itália brasil eua