Copa do Mundo
None

HISTÓRIA DAS COPAS

2002 - Coreia do Sul e Japão

Brasil conquistou o penta tendo Ronaldo e Rivaldo como destaques

postado em 23/04/2018 21:54 / atualizado em 04/06/2018 14:53

Jorge Gontijo/EM/D.A Press - 30/06/2002
A Copa do Mundo de 2002, a 17ª da história, contou com a participação de 32 seleções e foi a primeira realizada em dois países. O Mundial aconteceu na Coreia do Sul e no Japão e marcou o pentacampeonato da Seleção Brasileira, em ano de ressurgimento de Ronaldo. 
 
O Brasil teve campanha irregular nas Eliminatórias e só garantiu a classificação na última rodada. Na Copa, o time cresceu. Comandado por Ronaldo, que se mostrou totalmente recuperado das graves lesões no joelho, e Rivaldo, o time dirigido por Felipão conquistou o pentacampeonato com sete vitórias. O camisa 9 foi o artilheiro da edição, com 8 gols. Apesar de toda a volta por cima, o brasileiro viu o goleiro Oliver Kahn, da Alemanha, derrotada na final, ser eleito o melhor da competição.
 
O Mundial na Ásia foi sucesso de público, com uma média de mais de 42 mil pessoas por jogo. Mas foram as ‘zebras’ que passearam por Coreia e Japão e ganharam os holofotes. As quedas de França e Uruguai (num grupo com Dinamarca e Senegal) e Argentina, ainda na primeira fase, foram surpreendentes.
 
A Itália também deixou a Copa mais cedo do que se esperava: nas oitavas de final, em jogo polêmico contra a Coreia do Sul, dona da casa. O time sul-coreano, inclusive, foi uma das surpresas da Copa. Encerrou o Mundial em quarto, perdendo a disputa do terceiro lugar para a Turquia, outra equipe que deixou brilho na Ásia. Para chegar entre as quatro melhores, os turcos eliminaram Senegal nas quartas de final.

POSIÇÕES
 
Campeão: Brasil
Vice: Alemanha
3º lugar: Turquia
4º lugar: Coreia do Sul

Artilheiro da edição: Ronaldo, do Brasil, com 11 gols

TRAJETÓRIA DO CAMPEÃO

Primeira fase
Brasil 2 x 1 Turquia
Brasil 4 x 0 China
Costa Rica 2 x 5 Brasil

Oitavas
Brasil 2 x 0 Bélgica

Quartas
Inglaterra 1 x 2 Brasil

Semifinal
Brasil 1 x 0 Turquia

Final
Alemanha 0 x 2 Brasil

Tags: rivaldo ronaldo copa brasil penta 2002