Copa do Mundo
None

CONEXÃO RÚSSIA

Carne de cavalo, sopa de carneiro: incursões culinárias em Kazan

Turista não pode deixar de experimentar duas carnes que são base da comida local

postado em 05/07/2018 07:00 / atualizado em 04/07/2018 20:51

Renan Damasceno/EM/D. A Press


Enviado especial a Kazan

A culinária é uma das principais marcas da cultura dos tártaros em Kazan. Ao chegar à cidade, o turista não pode deixar de experimentar duas carnes que são base da comida local: carne de cavalo e carneiro.

No primeiro dia inteiro em Kazan, procurei um restaurante tradicional para almoçar. Cheguei ao Byliar, um restaurante pequeno, todo em madeira rústica, a cerca de 15 minutos da Bauman, onde concentra-se os principais bares e cafés. Entre as opções de entrada estavam o tradicional Solyanka, uma sopa com legumes e Kazylyk – ou seja, carne de cavalo, base para pratos de vários países da região central da Ásia, como Uzbequistão e Quirguistão. Como queria a carne para o prato principal, optei pela Shurpa, uma sopa com cebola, batata e pedaços de carneiro. Aprovado.

Para o prato principal, as opções eram vastas: salmão ou peito de peru grelhados; língua de boi com creme de cogumelo (rahmet); carneiro com champignons e ovo (hashlama); e o meu escolhido: pedaços de carne de cavalo cozido com maionese e batatas cozidas. 

A princípio pode causar estranheza, mas carne de cavalo passou pelo meu crivo – que também não é lá muito exigente. Ela é macia como boi, mas mais seca, como uma carne de sol cozida. O gosto – pelo menos para mim – também é parecida com carne de sol. Ou seja, quando for à Rússia e alguém lhe oferecer Kazylyk (em tartar) ou Konina (em russo), vá sem medo, pois carne de cavalo dado não se olha os dentes.

Tags: renan damasceno kazan coluna rússia copa2018