Copa do Mundo
None

CONEXÃO RÚSSIA

São Petersburgo não dorme no verão

Mais europeia das cidades russas ganhou coração dos turistas

postado em 11/07/2018 07:00 / atualizado em 11/07/2018 10:19

Renan Damasceno/EM/DAPress


Enviado especial

São Petersburgo –
São Petersburgo é a mais europeia das cidades russas. Foi sendo decorada e modelada, ao longo do período Romanov, com esse propósito, aliás. Os canais que se entrelaçam com as águas do Rio Neva lembram Veneza e Amsterdã, os prédios imponentes e iluminados lembram Paris e Viena e as estátuas e monumentos a deixa com ares das principais cidades do centro e leste europeu, como Praga e Varsóvia. Não por acaso, São Petersburgo ganhou o coração dos torcedores que foram à Rússia para a Copa do Mundo.

No  verão, São Petersburgo não dorme. Por estar muito próxima do círculo polar ártico, as noites duram pouco mais de cinco horas, mas nunca escurece por completo, com a luz do sol frequente no horizonte. Com isso, as ruas ficam cheias, com bares, restaurantes e bares varando a madrugada.

Quem passou por São Petersburgo no período de Copa aproveitou a melhor época da cidade, que costuma passar meses sob neve e frio intenso. Na minha penúltima noite no palco da semifinal e da disputa de terceiro lugar, assisti a uma atração pouco convencional, mas que atrai turistas do mundo todo: a abertura das pontes sobre o Rio Neva, que se elevam para a passagem de embarcações.

Entre as pontes que se abrem estão a da Santíssima Trindade e a Ponte do Palácio (foto), que fica atrás do Hermitage, o antigo Palácio de Inverno, residência dos czares. As pontes se abrem à 1h e ficam elevadas até 2h45, quando o trânsito de carros é retomado e a cidade volta ao ritmo normal.

Tags: São Petesburgo rússia copa2018