Copa do Mundo
None

CONEXÃO RÚSSIA

Orgulho dos vizinhos ex-soviéticos

Maior presença foi do Cazaquistão

postado em 13/07/2018 07:00

Renan Damasceno/EM/D. A Press


Enviado especial Moscou

Uma Copa do Mundo não se limita à festa dos 32 países participantes. Durante os últimos 30 dias, bandeiras, flâmulas e camisas de diversas nações se fizeram presentes nos estádios. De gigantes, como China e Vietnã, a pequenos, como Bangladesh e Laos. Uma particularidade do Mundial da Rússia foi a presença maciça dos vizinhos ex-soviéticos, que fizeram questão de levar suas cores para os estádios.

A maior presença foi do Cazaquistão, o maior país em extensão territorial (à exceção da Rússia, claro) entre os 15 estados independentes que se tornaram repúblicas depois da dissolução da URSS, em 1991. As cores azuis estavam, principalmente, em Samara, distante pouco mais de 200 quilômetros da fronteira cazaque.

Em Sochi, chamava a atenção o número de georgianos. Alguns restaurantes da cidade tinham cardápio nos alfabetos russos e georgiano, tamanha a influência do país na cidade. O estádio olímpico de Sochi está a pouco mais de 20 quilômetros da fronteira com a Geórgia pela a região da Abcásia, que reivindica autonomia da Geórgia desde a início dos anos 1990.

Por ter extensão territorial, a Rússia tem muita influência dos vizinhos. Os restaurantes georgianos e armênios estão por toda parte em Moscou e São Petersburgo. Pratos uzbeques e cazaques são servidos em muitos restaurantes russos. A capital Moscou recebe muito imigrantes, principalmente dos países da Ásia central, como Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão, Tadjiquistão e Turcomenistão. Muitos trabalham no setor de serviços, em restaurantes, hoteis e motoristas. 

Tags: copa2018 país