Seleção
None

AMISTOSO

Seleção Brasileira Sub-20 decepciona público mineiro e fica no empate sem gols em amistoso no Independência

Time de Vinícius Júnior e Paulinho se prepara para o Sul-Americano

postado em 15/11/2018 18:01 / atualizado em 15/11/2018 18:26

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Pela quantidade de talentos em campo, a expectativa era de gols de jogadas de efeito no amistoso entre a Seleção Brasileira Sub-20 e a Colômbia, nesta tarde, no Independência. Porém, mesmo reforçado de jovens que jogam no futebol europeu, casos de Vinícius Junior (Real Madrid) e Paulinho (Bayer Leverkusen), o time canarinho não saiu do empate sem gols em tarde de calor em Belo Horizonte, decepcionando o público de mais de 3 mil torcedores, que no fim ensaiou gritos de "olé" e vaiou os jogadores. 


As seleções voltam a se enfrentar na terça-feira, às 21h, em Goiânia. A partida faz parte do calendário de preparação para o Campeonato Sul-Americano Sub-20, em janeiro, no Chile. O torneio do ano que vem garante quatro vagas para o Mundial da categoria, na Polônia, e outras três para os Jogos Pan-Americanos, no Peru, ambos em 2019. Maio campeão sul-americano da história, o Brasil tenta novamente mostrar bom desempenho depois de terminar em quinto lugar em 2017, no Equador.

A tarde quente de feriado favoreceu um público de cerca de 3 mil pessoas no Independência, com presença considerável de crianças. Quem prestigiou a partida foi o atacante colombiano Chará, do Atlético, que não atuou na vitória alvinegra sobre o Paraná por 1 a 0, nesta quarta-feira, em Curitiba, e viu um dos camarotes. O jogador atuou este ano no Junior Barranquilla com dois atletas da atual Seleção Colombiana Sub-20: o goleiro reserva Fontalvo e o atacante Sandoval.

No amistoso no Horto, ninguém chamou tanto a atenção quanto o armador Vinícius Júnior. Como esperado, ele levantou a torcida com lances de habilidade. Logo no começo, ele aplicou belo elástico em Palácios na linha de fundo e cruzou, mas seus companheiros desperdiçaram a jogada na sequência. Em outro momento, o camisa 11 deu forte arrancada rumo à área colombiana e só foi parado com falta de Carvajal, que recebeu o cartão amarelo. Posteriormente, o atacante do Real Madrid teve a camisa rasgada ao ser agarrado por Palácios, que também foi advertido com o cartão. Na etapa final, ele finalizou duas vezes em direção ao gol de Mier, no entanto foi bloqueado pelos defensores colombianos.

Único mineiro em campo, o volante cruzeirense Éderson fez partida segura, com destaque na marcação. Aplaudido por alguns e vaiado por outros, ele foi substituído por Jhonny Lucas no decorrer do segundo tempo. Já o atacante Paulinho (ex-Vasco), atualmente no Bayer Leverkusen, apareceu pouco pelo lado direito e ainda levou um cartão amarelo na etapa inicial ao fazer falta em Correa. O camisa 7 deixou a partida para a entrada de Marquinhos Cipriano, joia que atua no Shakhtar Donetsk.

O jogo em si foi sonolento, com poucas finalizações. O calor intimidou parte dos atletas e interferiu na partida pouco emocionante. O Brasil teve poucas chances de finalizar – foram duas com o atacante Mauro Júnior, do PSV Eindhover –, mas as bolas não assustaram o goleiro Mier. Do outro lado, a melhor oportunidade dos colombianos foi no segundo tempo, em chute de Angulo bem defendido pelo goleiro Phelipe.

O lateral-direito Emerson, do Atlético, tem sido presença constante nas convocações do técnico Carlos Amadeu, mas desta vez não foi chamado em virtude da fase decisiva do Campeonato Brasileiro – o Galo está na luta pelo sexto lugar, que dá vaga na fase preliminar da Libertadores. A exemplo de Emerson, outros que devem reforçar o Brasil no Sul-Americano são o zagueiro Rafael Thuler (Flamengo), o armador Pedrinho (Corinthians) e o atacante Rodrygo (Santos).

BRASIL 0 X 0 COLÔMBIA

BRASIL
Phelipe; Vitinho (Matheusinho 37 do 2º), Vitão, Walce e Carlos; Ederson (Jhonny Lucas 15 do 2º), Bahia (Halter 15 do 2º) e Mauro Júnior (Alan 15 do 2º); Paulinho (Marquinhos Cipriano 25 do 2º), Matheus Cunha (Lincoln 25 do 2º) e Vinícius Júnior
Técnico: Carlos Amadeu

COLÔMBIA
Mier; Palácios, Cuesta e Palma (Reyes 32 do 2º); Palácios (Balanta, intervalo), Carvajal (Colorado, intervalo), Goez, Tolosa (Enamorado 21 do 2º), Angulo e Vera; Valencia (Sandoval 21 do 2º) e Correa (Ortiz 46 do 2º)
Técnico: Arturo Reyes

Estádio: Independência
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro
Assistentes: Ricardo Dias Camilo e Marcelo Carvalho Van Gasse
Cartões amarelos: Carvajal, Paulinho, Palácios, Balanta e Palma
Pagantes: 2.350
Renda: R$ 20.720

Tags: vinícius junior colômbia futinternacional selefut empate brasil cruzeiroec