Seleção
None

SELEÇÃO BRASILEIRA

Seleção Brasileira mantém base do Mundial da Rússia para estreia na Copa América

Espinha dorsal da equipe será a mesma eliminada pela Bélgica, na Rússia

postado em 12/06/2019 10:03 / atualizado em 12/06/2019 10:16

<i>(Foto: @lucasfigfoto / CBF)</i>
Tite foi mantido como técnico da Seleção Brasileira depois da eliminação na Copa de 2018 com o desafio de rejuvenescer o elenco que fracassou diante da Bélgica, mas 11 meses depois da derrota na Rússia e às vésperas da estreia na primeira competição do ciclo para o Mundial do Catar, a renovação ainda não foi vista. Dos prováveis titulares para o jogo de abertura da Copa América, contra a Bolívia, sexta-feira, sete jogadores estiveram na Rússia. Ou seja, a Seleção Brasileira deve iniciar a Copa América com mais cara de 2018 do que com uma versão 2019.

Desde a Copa, Tite convocou 44 jogadores, dos quais 24 não estiveram na Rússia e 11 estrearam na Seleção. Mas, de toda essa peneira, poucos nomes ganharam espaço efetivamente. Logo depois da Copa, a comissão técnica estabeleceu um plano com etapas até o Mundial de 2022. A Copa América é a segunda fase desse processo. A primeira, que foi até os amistosos de março, previa “descobrir” jogadores que poderiam disputar a Copa América, mas essas descobertas foram tímidas.

A espinha dorsal da equipe é a mesma que caiu nas quartas de final do Mundial. No gol, Alisson foi mantido. Na defesa, ficaram Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís. A “novidade” é Daniel Alves, 36 anos, que só não foi à Rússia porque se machucou. No meio, permaneceram Casemiro e Philippe Coutinho. No ataque, Roberto Firmino, reserva no Mundial, agora é titular.

“Tenho 33 anos, então é mais fácil falar, mas não devemos olhar para a idade. Na Seleção tem de jogar os melhores, não adianta convocar um garoto de 17 anos para dar visibilidade se ele não está bem. Agora, se ele é o melhor com 17 anos, tem de estar aqui. Não importa se tem 38 ou 17 anos”, disse Filipe Luís.

A renovação comandada por Tite tem Richarlison e David Neres como protagonistas. O primeiro soube aproveitar a oportunidade e conquistou o seu espaço. Já David Neres ficou com a vaga de titular depois da lesão sofrida por Neymar, cortado da lista da Copa América na semana passada.

Outro nome da nova geração é o volante Arthur. O jogador, no entanto, levou uma pancada no joelho direito no amistoso com Honduras, domingo, não participou dos últimos dois treinos e pode não atuar diante da Bolívia. A CBF tem até a noite de quinta-feira para comunicar à Conmebol um possível corte de Arthur da lista da Copa América.


Tags: Copa América Seleção Brasileira selefut