Copa América
None

COPA AMÉRICA

Personalidade de Cavani, que pega ônibus e ouve Marília Mendonça, encanta torcedores e trabalhadores em BH

Goleador do PSG é uma das principais estrelas da Copa América; fama não o fez perder a essência de um garoto sorridente, que passou por dificuldades na infância

postado em 15/06/2019 15:25 / atualizado em 15/06/2019 17:08

<i>(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)</i>
Há pessoas que, mesmo sem dizer uma palavra sequer, mudam o ambiente em que estão. É o caso de Edinson Cavani. Há apenas três dias em Belo Horizonte, o maior goleador da história do PSG já despertou a simpatia de muita gente. E faz sentido. Por onde passa - seja nos rápidos contatos com jornalistas que acompanham a Seleção Uruguaia ou nos encontros com fãs -, ‘Pelado’ não tira o sorriso do rosto.

Talvez seja reflexo da dura infância em Salto, cidade de pouco mais de 100 mil habitantes, localizada a 490 quilômetros da capital Montevidéu. Por lá, viveu numa casa que não tinha nem banheiro. Aos poucos, as dificuldades diminuíram. Por outro lado, o cabelo, que era escasso - daí o apelido “Pelado”, ou “Careca” na tradução literal do espanhol -, cresceu. E o interesse por futebol também.

Cavani deixou o interior rumo a Montevidéu, onde atuou no Danubio. De lá, partiu para a Itália, país em que defendeu Palermo e Napoli. Em 2013, o grande salto na carreira: transferiu-se para o PSG, clube do qual é ídolo. Nesse meio-tempo, tornou-se peça fundamental da Seleção Uruguaia. Apesar de ser uma das grandes estrelas do futebol mundial, o centroavante de 32 anos não perdeu a essência e a humildade do garoto que desistiu do cabeleireiro por influência do visual do goleador argentino Gabriel Batistuta.

Em Belo Horizonte para a disputa da Copa América, Cavani conquistou a todos. Entre funcionários do Hotel Ouro Minas - onde a delegação uruguaia está hospedada -, os elogios pela simplicidade e pelo bom trato com todos são frequentes. Na manhã deste sábado, um torcedor levou o filho para tirar fotos com jogadores. “Conversei com o segurança do Uruguai, ele me garantiu que Cavani pararia. E parou mesmo, foi o mais simpático, sorriu”, contou.

O jeito de ser de Cavani é bastante elogiado também no Uruguai. “Para se ter uma noção da personalidade dele, é só ir ao Ouro Minas quando a Seleção Uruguaia chega. Basta observar o contato que ele tem com as pessoas. É o jogador que mais fotos tira e autógrafos dá em cada chegada. Ele para, fala com todos os torcedores que estão esperando. Também há outros, mas ele é o mais disposto. É um atacante gigante tanto dentro, quanto fora de campo”, conta o repórter uruguaio Guillermo Lorenzotti, da Rádio Oriental.

“Também é uma pessoa muito agradável nas coletivas de imprensa, nunca o vimos mal-humorado, nunca teve nenhuma atitude problemática. É uma pessoa que se destaca no elenco por conta disso. Não que os outros não sejam assim, mas ele é especial nesse sentido”, diz Sebástian Amaya, do El Observador.

De ônibus mesmo


<i>(Foto: Reprodução/Redes sociais)</i>

Sempre que volta ao Uruguai, Cavani visita a cidade natal. E percorre os quase 500 quilômetros entre Montevidéu e Salto de ônibus. “Ele tem uma personalidade muito diferente da de outros jogadores. Chama atenção. Ele não tem problema de estar com as pessoas. Há uma situação que chama muito atenção que é quando vai ao Uruguai e chega a Montevidéu. É hábito dele ir de ônibus público, em que qualquer um pode viajar nele. Ele pega o ônibus e vai a Salto, sua cidade natal, junto com pessoas comuns, que vão trabalhar ou estudar. É uma viagem de quatro, cinco horas”, completa Sebástian Amaya.

'Pézinho' no Brasil?


Nas redes sociais, o atacante uruguaio dá mostras frequentes da personalidade brincalhona e do gosto musical. Em 2017, Cavani publicou um vídeo escutando “De quem é a culpa?’, da cantora sertaneja Marília Mendonça (veja no vídeo abaixo). Em outro momento, o atacante ouve “Até Você Voltar”, da dupla Henrique e Juliano.


Em campo


Torcedores mineiros terão a chance de ver Cavani em campo neste domingo. O jogador do PSG formará a estrelada dupla de ataque com Luis Suárez, do Barcelona, contra o Equador. As equipes se enfrentam a partir das 19h, no Mineirão, pela primeira rodada do Grupo C.

Tags: cavani futinternacional copaamerica