MMA
None

UFC

Georges St-Pierre abdica do cinturão dos médios, e Whittaker é novo campeão linear

Com problemas de saúde, GSP abre mão de título pela segunda vez no UFC

postado em 08/12/2017 09:35 / atualizado em 11/12/2017 09:09

Mike Stobe/AFP

Durou apenas um mês o reinado de Georges St-Pierre no peso médio do Ultimate Fighting Championship. Com úlcera no intestino, o canadense abdicou do cinturão que conquistou com vitória por finalização sobre Michael Bisping, no UFC 217, em 4 de novembro, em Nova York. Com a destituição de GSP, o australiano Robert Whittaker foi promovido de campeão interino para novo dono do título linear da divisão até 84kg.

O UFC anunciou a destituição nesta sexta-feira, e St-Pierre explicou a decisão.  O canadense informou que, quando for liberado pelos médicos, voltará a competir na categoria de origem, a dos meio-médios.

“A minha luta no UFC 217 foi uma das melhores noites que eu já tive na vida. Mas eu preciso de um tempo para cuidar da minha saúde. Por respeito aos atletas e ao esporte, eu não quero engessar a divisão. Eu vou abdicar do meu cinturão e, quando estiver saudável, voltarei a trabalhar com o UFC para o que virá em seguida na minha carreira”, declarou.

Esta é a segunda vez que Georges St-Pierre abdica de um cinturão no UFC. Em novembro de 2013, o ‘Rush’ abriu mão do título dos meio-médios após a nona defesa bem-sucedida, com vitória por pontos sobre Johny Hendricks, e anunciou hiato na carreira. O retorno ocorreu somente no mês passado, com GSP subindo de categoria para desafiar Michael Bisping e fazendo história ao conquistar o segundo cinturão no Ultimate.

St-Pierre ainda segue como o maior campeão da categoria até 77kg e está em seleta lista do UFC de lutadores campeões em duas categorias diferentes – BJ Penn, Randy Couture e Conor McGregor são os outros nomes. Aos 36 anos, o lutador de Quebec tem cartel de 26 triunfos e apenas duas derrotas nas artes marciais mistas.

Rey Del Rio/AFP

Tags: georges st-pierre robert whittaker peso medio ufc cinturao