MMA
None

UFC 221

Novo campeão linear, Whittaker defende cinturão contra Luke Rockhold no UFC 221

Com saída de GSP, australiano é promovido e encara ex-campeão em Perth

postado em 08/12/2017 10:11 / atualizado em 08/12/2017 10:26

AFP

Com o fim do reinado de Georges St-Pierre, que abdicou do cinturão do peso médio do Ultimate Fighting Championship por problemas de saúde, Robert Whittaker foi promovido para campeão linear da categoria nesta sexta-feira. E o australiano já tem data marcada para a primeira defesa de título: no dia 10 de fevereiro, contra Luke Rockhold, no UFC 221, em Perth, na Austrália.

Robert Whittaker era o campeão interino dos médios desde julho, quando venceu Yoel Romero no UFC 213, por decisão unânime. Lesionado, o ‘Reaper’ não pôde lutar pela unificação do título contra o então dono do cinturão linear, Michael Bisping, abrindo espaço para Georges St-Pierre. O canadense superou o inglês por finalização no UFC 217, no mês passado, mas, nesta sexta, anunciou desistência do cinturão para tratar de úlcera no intestino.  

Aos 26 anos, Robert Whittaker tem 19 triunfos e quatro reveses na carreira. Ele entrou no UFC após vencer o TUF The Smashes, em 2012. O australiano vem de sequência positiva de oito lutas no UFC. A última derrota dele foi como meio-médio, para Stephen Thompson, em fevereiro de 2014.
 
Já Luke Rockhold é ex-campeão do peso médio do UFC. Ele conquistou o título em dezembro de 2015, superando Chris Weidman, e o perdeu logo na primeira defesa, para Michael Bisping, em junho do ano passado. O californiano vem de vitória por finalização sobre David Branch, em setembro.


Companheiro de Cain Velasquez e Daniel Cormier na academia AKA, o lutador de 33 anos, também ex-campeão do Strikeforce, tem 16 triunfos em 19 combates na carreira.

Tags: robert whittaker luke rockhold georges st pierre ufc 221 cinturao australia perth