MMA
None

MMA FEMININO

Demitida, lutadora alega que UFC descumpriu leis trabalhistas dos EUA

Leslie Smith acusa franquia de retaliação por defender direitos de atletas

postado em 25/04/2018 22:19

Reprodução/UFC
Leslie Smith estava escalada para enfrentar Aspen Ladd no UFC Fight Night 128, sábado passado, em Atlantic City. Entretanto, a adversária ficou acima do limite permitido do peso galo (61kg) e a luta não ocorreu. Smith tentou negociar confronto no peso casado para o evento, vislumbrando uma renovação contratual, mas acabou demitida. Em desabafo, a norte-americana acusou a organização de não cumprir o que determina as leis trabalhistas nos EUA. 

Leslie Smith é presidente da Project Sperhead, entidade que busca regulamentar a relação empregatícia dos lutadores com o UFC. Ela considera que a demissão foi uma espécie de retaliação da organização por lutar pelos direitos dos atletas. A norte-americana revelou ao programa The MMA Hour que receberia a bolsa integral e o bônus pela vitória, mesmo com o cancelamento do confronto em Atlantic City. “O que o UFC fez foi ilegal. Eles criaram uma situação que incentiva o sentimento de medo para quem quer lutar pelos direitos no UFC”, alegou.

“Ao criar um clima de medo, eles infringem as leis. Esse é o objetivo do Conselho Nacional de Relações Trabalhistas e das leis que estão nele. Estou surpresa, acho que isso mostra como eles se sentem com as minhas atividades organizando os lutadores”, assegurou a lutadora, que explicou por que tentou renegociar o duelo para peso casado. 

“Sinto que seu lutasse, abriria mão de tudo o que defendo. Por isso eu não consegui aceitar a luta depois que eles me ofereceram US$ 62 mil (aproximadamente R$ 215 mil), porque eu lutaria de graça. E é isso que estou indo contra esse tempo todo. Não deveríamos agir por orgulho. Precisamos nos enxergar como negócio e lutar pela alta quantia que merecemos. Se eles cortam meu contrato assim, para que eu saia de cena, mostra que o Project Sperhead é significante”, ressaltou. 

Leslie Smith, de 35 anos, enfrentou a brasileira Cris Cyborg no UFC 198, em Curitiba, em confronto no peso casado de 63,5kg, e acabou nocauteada no primeiro assalto. Em sete duelos no octógono da organização, ela tem quatro vitórias e três derrotas. A norte-americana vinha de triunfos seguidos, diante de Irene Aldana (decisão unânime) e Amanda Lemos (nocaute técnico).

Tags: Leslie Smith luta demissão ufc