MMA
None

UFC

Ex-campeão interino do UFC, Ferguson enfrenta problemas de saúde mental

Esposa do lutador pede medida protetiva após seguidas crises

postado em 15/03/2019 22:26

<i>(Foto: Harry How/AFP)</i>
Um dos principais lutadores da divisão peso leve do UFC, Tony Ferguson, de 35 anos, vive um momento delicado fora do octógono. O El Cucuy, como é conhecido, passa por seguidas crises de saúde mental, o que o levou a se afastar dos eventos da organização. A mulher do atleta, Cristina Ferguson, pediu medida protetiva por causa do comportamento estranho do marido. 

No começo desta semana, o presidente do UFC, Dana White, declarou que Tony Ferguson se recusou a disputar o título interino dos leves devido a problemas pessoais. Campeão da 13ª temporada do The Ultimate Figher, em 2011, ele ganhou contrato com a organização, estreou com derrota para Michael Johnson, por decisão unânime, e depois engatou sequência vitoriosa de 11 lutas. Em outubro de 2017, o El Cucuy finalizou Kevin Lee e conquistou o cinturão interino. Entretanto, uma série de lesões fizeram com que o atleta tivesse retirada a cinta. 

Ferguson voltou a lutar em outubro do ano passado, no UFC 229, e derrotou o ex-campeão Anthony Pettis por nocaute técnico após interrupção do córner. A partir de então, a carreira do El Cucuy foi prejudicada por problemas emocionais que o levaram ao afastamento. O caso piorou este ano, quando, de acordo com o site MMA Junkie, policiais foram chamados em pelo menos cinco ocasiões à residência do lutador, que no entanto não foi preso ou prestou depoimento.

O MMA Junkie divulgou relato de um vizinho em que Ferguson ficou três noites sem dormir dizendo que teve um chip implantado na perna. Em outro caso, policiais foram chamados porque o lutador teria trocado as fechaduras da casa sem avisar a esposa, em uma crise de pânico. Cristina revelou ainda que o marido jogava 'água benta' na direção dela e precisou das autoridades para controlá-lo. Ela não foi agredida em nenhum momento, mas o El Cucuy precisará prestar depoimento no próximo dia 22, com audiência marcada para 5 de abril.
 
Depois que o caso foi divulgado pela imprensa, Cristina Ferguson soltou comunicado para o site da ESPN norte-americana. Ela disse que precisou da intevenção da Justiça e das autoridades policiais para garantir até mesmo a segurança e a recuperação do marido. 

Tony Ferguson é um bom marido e bom pai para o nosso filho. Os procedimentos legais atuais são parte de um processo para garantir que Tony receba a ajuda necessária para continuar sendo o melhor possível, bem como para seguir sua paixão e carreira como lutador campeão do UFC. Todos os votos positivos são sinceramente apreciados e espero que nossa privacidade seja respeitada.

Tags: ex-campeão interino el cucuy Tony Ferguson ufc