América
None

MINEIRO 2018

Embalado pela volta à elite do Campeonato Brasileiro, América projeta título estadual

Coelho aposta em grupo mantido para brigar pela 17ª taça do Mineiro

postado em 16/01/2018 10:05 / atualizado em 16/01/2018 09:28

Edesio Ferreira/EM/D.A Press

O América entra no Campeonato Mineiro com o status de time da Série A do Campeonato Brasileiro. Terceiro maior vencedor da competição, com 16 conquistas, o Coelho tem como maior arma o fato de ter mantido quase todo o grupo de 2017. Além disso, fez sete contratações, com destaque para a do atacante Rafael Moura, o He-man. Também chegaram o volante Matheus Sales (ex-Palmeiras), o lateral-direito Aderlan (ex-Santa Rita-AL), o esquerdo Carlinhos, o atacante Aylon (ex-Goiás), o zagueiro Matheus Ferraz (ex-Sport) e o atacante Capixaba (ex-Atlético).

O Estadual é o início de um projeto que visa não só a briga pelo troféu de campeão, mas também preparar o time do Coelho para o Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil – o time entra nas oitavas de final.

Ninguém no clube, nem o técnico Enderson Moreira e nem dirigentes, esconde que o objetivo é fazer com que o América permaneça na Série A, mas sem se descuidar do Mineiro. Homem de confiança de Marcus Salum, integrante do Conselho Administrativo, o comandante do Coelho tem planos ousados. “Nosso objetivo maior é a Série A. Permanecer na Primeira Divisão. Mas vamos lutar pelo título mineiro, com certeza. Vamos também com força para a Copa do Brasil. Só o que não pode ocorrer é ganhar o Mineiro e depois cair para a Série B. Isso significará andar pra trás. Isso não podemos deixar que aconteça”, diz.

Reeditar os pontos positivos da última participação na Série B é um dos desafios de Enderson: “O América, na Serie B, não foi só a melhor defesa. Foi também, segundo as estatísticas, o time que mais criou oportunidades de gols. Não marcou tanto, mas criamos muito mais chances que nossos adversários. É o que teremos de corrigir agora, um ajuste a ser feito. Mas não digo que é prioridade. Nunca fomos um time que jogava atrás e tentava o gol adversário nos contra-ataques. Pelo contrário”.

CONSCIÊNCIA Há um comprometimento de todos os jogadores do Coelho com o projeto para 2018. Rafael Moura, por exemplo, fala como se já atuasse no time há muito tempo. “Quero voltar a fazer gols e, com isso, ajudar o América a chegar ao lugar que merece.”

O lateral Norberto diz que se tornou americano, apesar de que, por ter nascido no Rio, torcia para o Fluminense: “Torcia, pois hoje, com tudo o que ocorreu aqui, sou América. Estou onde gosto de estar”.

Técnico: Enderson Moreira
Treinador de destaque em 2017, quando levou o América ao segundo título da Série B do Campeonato Brasileiro. Em sua segunda temporada consecutiva no comando da equipe, tentará o feito de fazê-la permanecer na elite, o que não ocorreu na era dos pontos corridos. Já dirigiu Ipatinga, Internacional B, Fluminense, Goiás, Grêmio, Santos e Atlético-PR.

3º colocado em 2017

16 títulos mineiros: 1916, 1917, 1918, 1919, 1920, 1921, 1922, 1923, 1924, 1925, 1948, 1957, 1971, 1993, 2001  e 2016

Destaque: Rafael Moura
O centroavante Rafael Moura foi contratado pela diretoria alviverde como esperança de gols para a busca de títulos e a permanência na Série A do Brasileiro. Jogador de porte físico avantajado, deverá ser importante arma no jogo aéreo do Coelho nesta temporada. Também sabe sair da área para abrir espaços para os companheiros e fazer o papel de pivô, o que pode favorecer os companheiros de frente, Aylon e Luan.

Grupo


Goleiros
João Ricardo, Jory, Glauco e Erick

Laterais
Aderlan, Norberto, Carlinhos, Giovanni e Michel

Zagueiros
Lima, Matheus Ferraz, Messias e Rafael Lima

Volantes
David, Christian, Juninho, Matheus Sales, Renato Bruno e Zé Ricardo

Armadores

Gerson Magrão, Matheusinho e Renan Oliveira

Atacante
Aylon, Bill, Capixaba, Luan, Pilar e Rafael Moura

Tags: campeonato mineiro américa interiormg