América
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

América vacila no primeiro tempo, desperdiça chances e perde para o Flamengo

Coelho para na trave e em Julio Cesar e não supera rubro-negro no Maracanã

postado em 21/04/2018 20:51 / atualizado em 21/04/2018 23:07

Divulgação/América
O América não conseguiu emplacar a segunda vitória no Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado, o Coelho enfrentou o Flamengo, no Maracanã, pela 2ª rodada da competição, e foi derrotado por 2 a 0. Os gols foram marcados pelo atacante Henrique Dourado.

A partida desta noite marcou a despedida de Júlio César dos gramados. A diretoria do Flamengo preparou uma homenagem ao goleiro de 38 anos antes da bola rolar. Ao lado dos dois filhos, e com a esposa Susana Werner na arquibancada, ele recebeu uma placa de agradecimento dos dirigentes rubro-negros e eternizou suas mãos no hall da fama do Maracanã. O camisa 12, que defendeu a Seleção Brasileira em três Copas do Mundo, ainda discursou para os mais de 50 mil torcedores.

Com a derrota, o América, que era vice-líder, caiu para a 4ª posição, com os três pontos conquistados na estreia do Brasileirão.  O Flamengo, por sua vez, conquistou o primeiro triunfo na competição e ocupa o topo da tabela com quatro pontos. Na próxima rodada, o Coelho recebe o Vitória, no Independência, na segunda-feira, às 20h. Já o rubro-negro enfrenta o Ceará no domingo, às 16h, no Castelão.



América para na trave e Flamengo abre vantagem

O América iniciou a partida postado em seu campo de defesa. A primeira chance clara do Flamengo foi aos 3’, quando Lucas Paquetá cabeceou após cobrança de escanteio e mandou à direita do gol defendido por Jori. O Coelho até tentava se aproveitar dos erros de passes rubro-negros, mas pouco conseguia avançar. Nos primeiros 15’, o time da casa tinha 85% de posse de bola.

Aos poucos o América saía para jogar e passou a se impor na partida. O Coelho testou Julio Cesar pela primeira vez aos 23’. Na ocasião, Carlinhos pegou sobra de bola após cobrança de escanteio e mandou uma bomba no meio do gol, obrigando o goleiro do Flamengo a fazer grande defesa. Mas o rubro-negro, quatro minutos depois, abriu o placar com Henrique Dourado, que levou a melhor sobre Carlinhos em cruzamento de Vinicius Junior e fez 1 a 0.

O Flamengo, então, voltou a crescer na partida. Aos 32’, após jogada de Vinicius Junior, Lucas Paquetá lançou Henrique Dourado, que acabou tocado por Jori na área. O árbitro Leandro Bizzio Marinho, a princípio, não marcou pênalti, mas momentos depois assinalou a infração, provocando muita revolta entre os jogadores do América. O próprio Dourado cobrou e converteu a penalidade: 2 a 0.

O América ainda teve tempo de acertar o travessão. Aylon achou espaço na intermediária e mandou uma bomba. A bola desviou em Renê, encobrindo Julio Cesar e atingindo o poste superior. 

América perde chances e não altera placar

Enderson Moreira apostou em Marquinhos no segundo tempo, no lugar de Luan. E o atacante foi a principal válvula de escape do time no começo da etapa. Mas foi da esquerda que o Coelho assustou o Flamengo: Carlinhos cruzou para Rafael Moura, que cabeceou obrigando Julio Cesar a fazer uma grande defesa, no reflexo. Mais tarde, foi a vez de Serginho chegar, também de cabeça, mandando por cima da meta rubro-negra.

O Flamengo tentava retomar o controle da partida, mas não conseguia levar perigo ao América. O Coelho, por sua vez, utilizou das bolas aéreas para buscar o primeiro gol. Aos 14’, após cruzamento pela direita, Juninho recebeu na área, matou no peito, buscou o canto esquerdo de Julio Cesar e errou o alvo. Aos 21’, mais um gol perdido: Aylon cortou Réver e chutou forte da entrada da área, mas a bola acabou subindo demais.

Aos 32’, Enderson Moreira promoveu a estreia de Leandro Donizete no América. Ele entrou no lugar de Christian, e já demonstrou vontade logo na primeira dividida. 

Na reta final da partida, Julio Cesar fez as últimas defesas de sua carreira em uma partida profissional: na primeira, ele caiu para defender o chute de Serginho de falta da área. Já na segunda, Juninho cabeceou e obrigou o goleiro a fazer excelente intervenção, encerrando a carreira de maneira invicta, recebendo aplausos e tendo seu nome gritado nas arquibancadas.

FLAMENGO 2 x 0 AMÉRICA

FLAMENGO
Julio Cesar; Rodinei, Réver, Léo Duarte e Renê; Cuéllar e Willian Arão; Lucas Paquetá (Jean Lucas), Vinícius Júnior (Jonas) e Geuvânio (Marlos Moreno); Henrique Dourado. 
Técnico: Maurício Barbieri
 
AMÉRICA
Jori; Norberto, Messias, Rafael Lima e Carlinhos; Juninho e Christian (Leandro Donizete); Serginho, Aylon (Capixaba) e Luan (Marquinhos); Rafael Moura.
Técnico: Enderson Moreira
 
Gols: Henrique Dourado (Flamengo), aos 27 e 35 minutos do primeiro tempo
 
Cartões amarelos: Geuvânio (Flamengo) e Rafael Lima (América)

Público Pagante: 47.175
Público Presente: 52.106
Renda: R$ 1.641.395,00
 
Motivo: segunda rodada do Campeonato Brasileiro
Data: sábado, 21 de abril de 2018
Horário: 19h
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)
Auxiliares: Rogério Pablos Zanardo e Daniel Luis Marques (ambos de SP)

Tags: flamengorj interiormg seriea futnacional americamg