América
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

América fica no empate com reservas do Grêmio e pode terminar rodada no Z4 do Brasileiro

Após bom primeiro tempo, Coelho voltou irreconhecível e sofreu o empate

postado em 20/10/2018 17:56 / atualizado em 20/10/2018 18:01

Leandro Couri/EM/D.A Press
O América não conseguiu sair do empate contra os reservas do Grêmio, na tarde deste sábado, no Independência, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida ficou empatada em 1 a 1, com gols do volante Juninho, pelo Coelho, e do meio-campista Jean Pyerre, do Tricolor gaúcho.

Há sete jogos sem vencer, o América pode terminar a rodada na zona de rebaixamento. Para isso não acontecer, o time alviverde terá que torcer contra o Ceará, que está na 17ª colocação, e Vitória, na 16ª. O primeiro enfrentará o Palmeiras, neste domingo, às 16h, no Pacaembu, enquanto o segundo recebe o Corinthians, no mesmo horário, no Barradão. O Coelho termina o sábado na 15ª posição, com 34 pontos. O Grêmio, por sua vez, ingressou no G4 de maneira provisória, em quarto lugar, com 52 pontos.

No próximo sábado, às 19h, o América visita a Chapecoense, na Arena Condá. O Grêmio recebe o Sport, na Arena, no mesmo dia, às 16h30. No meio de semana, o Tricolor terá compromisso importante pela Copa Libertadores da América. Na terça-feira, a equipe do técnico Renato Gaúcho encara o River Plate, pela partida de ida das semifinais da competição continental.

O jogo

Adilson Batista surpreendeu e deixou no banco os volantes Leandro Donizete e Wesley, mantendo Zé Ricardo e Giovanni como titulares do América. De acordo com o treinador, a coerência pela boa partida da dupla contra o Atlético pesou na decisão. Enquanto isso, Renato Gaúcho mandou um time alternativo a campo, preservando os titulares para a partida da Libertadores.

Mesmo com os reservas, o Grêmio não perdeu sua característica e iniciou a partida prezando pela posse de bola, trocando passes na intermediária. O América, por sua vez, subia a marcação para tentar controlar a situação, com sucesso. Aos 18 minutos, Giovanni teve a primeira chance clara de gol ao receber passe de Luan, e, dentro da área, finalizou na rede pelo lado de fora. Dez minutos depois, o time alviverde assustou novamente o Tricolor gaúcho com Luan, que chutou forte e viu o goleiro Paulo Victor fazer excelente defesa.

Melhor na partida, o América foi premiado com o gol aos 36 minutos. Gerson Magrão passou para Carlinhos, que achou Juninho livre na área. O volante alviverde encheu o pé, estufando as redes de Paulo Victor: 1 a 0. O tento deu fim ao jejum de três jogos sem gols do Coelho.

E o América quase ampliou o placar com Giovanni, que chutou para a grande defesa de Paulo Victor. Na volta, Messias mandou por cima do gol. 

O Grêmio voltou melhor para o segundo tempo, sendo mais agudo no ataque. O América, por outro lado, tentava puxar contra-ataques, mas pecava no último passe. Em dois minutos, o Tricolor quase abriu o placar: aos oito, Juninho Capixaba mandou por cima do gol, enquanto Kaio, no minuto seguinte, arriscou e viu João Ricardo executar brilhante defesa.

Renato Gaúcho tentava incendiar ainda mais o jogo promovendo a entrada do atacante Pepê na vaga do lateral-esquerdo Marcelo Oliveira. Pelo lado do América, Adilson ficou na defensiva colocando Leandro Donizete. E nessa guerra tática, o Grêmio levou a melhor. Aos 19 minutos, Juninho Capixaba foi derrubado na área ao tentar jogada individual. Pênalti assinalado, convertido momentos depois por Jean Pyerre, que cobrou no canto direito, deslocando João Ricardo para o lado esquerdo: 1 a 1.

O Grêmio seguiu pressionando o América após o empate. O time alviverde não conseguia progredir com a bola, e encontrava nas bolas paradas sua maior esperança para ficar à frente no placar. Mas foi o Tricolor quem quase virou a partida, quando João Ricardo espalmou a bola após finalização do adversário de fora da área.

AMÉRICA 1 X 1 GRÊMIO

América
João Ricardo; Aderlan, Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos; Zé Ricardo e Juninho (Leandro Donizete); Gerson Magrão (Rafael Moura), Matheusinho e Giovanni; Luan (Ruy)
Técnico: Adilson Batista

Grêmio
Paulo Victor; Madson, Paulo Miranda, Bressan e Marcelo Oliveira (Pepê); Michel e Matheus Henrique; Jean Pyerre (Vico), Kaio (Douglas) e Juninho Capixaba; Thonny Anderson
Técnico: Renato Gaúcho

Motivo: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência
Horário: 16h
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
Gols: Juninho (AME) e Jean Pyerre (GRE)
Público: 5.821
Renda: R$ 48.085,00

Tags: americamg futnacional seriea gremiors