América
None

AMÉRICA

Garoto Flávio marca, América vence Oeste e segue na cola do G4 da Série B

Gol do jovem meio-campista, o único do jogo, saiu na parte final da segunda etapa

postado em 19/10/2019 18:27 / atualizado em 20/10/2019 09:05

<i>(Foto: Daniel Hott / América)</i>

O América bateu o Oeste por 1 a 0, na tarde deste sábado, pela 30° rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, chegou aos 47 pontos e, agora, ocupa a quinta posição. O único gol do jogo saiu dos pés do volante Flávio, aos 30 minutos da etapa final, após cobrança de falta do lateral-esquerdo Sávio. 

O América chegou ao mesmo número de pontos do Coritiba, que ocupa a quarta colocação por conta dos critérios de desempate. O Coelho só não entrou no G4 por conta do empate que o Coxa conseguiu, no apagar das luzes, diante do Vila Nova, em Goiânia.

Agora, para não se distanciar das primeiras posições, o América precisa de um bom resultado no confronto direto contra o Atlético-GO, fora de casa, às 19h15 da próxima sexta (25). O Oeste, por sua vez, continua próximo à zona de rebaixamento, em 15°, com 35 pontos. O Vila Nova, 17°, tem 33.

Domínio 'estéril' do América

O América começou a partida rondando a área do Oeste. O domínio do Coelho, no entanto, não se transformou em oportunidades claras de gol. Prova disso é que os donos da casa tiveram as melhores oportunidades.

Aos nove minutos, Lucas Kal cortou cruzamento nos pés de Mazinho. Mesmo com o companheiro Fábio livre de marcação, o camisa 10 rubro-negro resolveu arriscar. O chute em diagonal passou por cima da meta de Airton.

Dono da posse de bola, o Coelho pecava nas finalizações. Júnior Viçosa, João Paulo e Matheusinho, em momentos diferentes da etapa inicial, tentaram arremates. A falta de direção dos chutes, contudo, fez com que o goleiro Luis Carlos sequer fosse ameaçado.

O Oeste voltou a assustar aos 30', com Roberto. Após escanteio, o meia teve a bola nos pés e, de primeira, bateu da entrada da área. A tentativa foi para fora.

Três minutos depois, o América respondeu, também em tiro de canto. João Paulo levantou e o lateral-direito Leandro Silva, aproveitando 'passe' dado sem querer por Ricardo Silva, mandou por cima do gol.

Dos lances de bola parada saiam as jogadas mais agudas do duelo. Em cobrança frontal de falta, Elvis, do Oeste, quase acertou o travessão americano, aos 35'. 

Momentos eletrizantes

Os instantes finais do primeiro tempo foram agitados. Logo após a saída de João Paulo, lesionado, o Oeste aproveitou a desorganização do América para criar grande chance de gol. A oportunidade nasceu dos pés de Fábio, que encontrou Mazinho entrando livre na área alviverde. Frente a frente com Airton, o atacante tentou dar um leve toque para tirar o goleiro do lance. O camisa 12 se jogou na bola e, com o rosto, conseguiu afastar o perigo.

Pouco tempo depois, Sávio — que substituiu João Paulo — bateu novo escanteio. O desvio de Leandro Silva, na primeira trave, obrigou o arqueiro do Rubrão a se esticar todo para espalmar.

Ainda houve tempo para, no último lance do primeiro tempo, Salomão acertar a trave direita de Airton em chute cruzado da intermediária. A 'bomba' foi tão forte que caiu nos pés de Roberto. Também de fora da área, mas pelo lado direito do ataque mandante, ele tentou abrir o placar. A bola saiu rente à meta americana.

Segundo tempo 

O primeiro bom momento do segundo tempo saiu dos pés de atletas do América. Sávio mandou para área, mas Flávio, mesmo livre de marcação, cabeceou sem direção.

Dois minutos depois, Mazinho, retornando de escanteio cobrado por ele, mas em posição legal, se livrou da maração e chutou forte, em diagonal. A bola passou perto do gol defendido por Airton. Aos 10 minutos, o zagueiro Lídio avançou com a bola dominada e, de longe, resolveu arriscar, mandando por cima. 

Goleador do América nesta Série B, com 7 tentos anotados, Júnior Viçosa não viveu tarde inspirada. O atacante recebeu passe de Matheusinho, girou sobre a marcação, mas na hora de finalizar, acabou pecando: o chute saiu fraco e parou nas mãos de Luis Carlos.

Garoto marca e dá a vitória ao Coelho

A bola parada tem sido a principal arma do América nos últimos compromissos. E foi de uma falta na intermediária ofensiva do Coelho que a equipe do técnico Felipe Conceição marcou o gol da vitória, aos 30 minutos.

Repetindo a 'dobradinha' do primeiro lance de perigo do segundo tempo, Sávio mandou na cabeça de Flávio, que obrigou Luis Carlos a espalmar. O rebote caiu nos pés do jovem meio-campista que, com muita tranquilidade, rolou para o fundo das redes.

Após o gol sofrido, o Oeste se mandou ao ataque. A desorganização dos donos da casa, entretanto, fez com que o time insistisse, sem sucesso, em bolas longas e cruzamentos.

OESTE X AMÉRICA

OESTE: Luis Carlos; Wallace Bonilha, Lídio, Caetano e Salomão; Thiaguinho e Betinho; Roberto (Gabriel Vasconcelos, aos 20' do 2°T), Elvis e Mazinho (Bruno Gonçalves, aos 25' do 2°T; Fábio (Cesinha, aos 32' do 2°T). Técnico: Alex Freitas (auxiliar; treinador Renan Freitas suspenso)

AMÉRICA: Airton; Leandro Silva, Lucas Kal, Ricardo Silva e João Paulo (Sávio, 42' do 1°T; Willian Maranhão, Juninho e Flávio; Diego Ferreira (Felipe Azevedo, aos 25' do 2°T), Matheusinho (Geovane, aos 43' do 2° T) e Júnior Viçosa. Técnico: Felipe Conceição

Árbitro: Pathrice Wallace Corrêa Maia (CBF/RJ)

Assistentes: Daniel do Espirito Santo Parro (CBF/RJ) e Daniel de Oliveira Alves Pereira (CBF/RJ)

Gol: Flávio, aos 30' do 2°T

Cartões amarelos: Lídio (3' do 2°T), Betinho (7' do 2°T),  Bruno Gonçalves (26' do 2° T) e Thiaguinho (28' do 2°T); Lucas Kal (3' do 2°T) e Felipe Azevedo (aos 45' do 2°T)

 Motivo:
30° rodada da Série B do Campeonato Brasileiro

 Estádio:
Arena Barueri, em Barueri (SP)

 Data:
sábado, 19 de outubro de 2019

 Público: 1.118 pessoas

 Renda:
R$ 17.900,00

Tags: flavio interiorfut seriea futnacional oestesp américa