América
None

AMÉRICA

Em vantagem, América chega à semifinal contra Atlético sem derrotas no ano

Time do técnico Lisca joga por dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols para avançar à decisão do Campeonato Mineiro

postado em 01/08/2020 06:00

(Foto: João Zebral/América)
Ter feito melhor campanha que o Atlético na fase classificatória do Campeonato Mineiro dá ao América dois benefícios na semifinal: decidir em casa e garantir classificação com dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols. Em tempos de estádios vazios em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a primeira vantagem perde valor. A segunda, porém, é encarada como um trunfo importante - especialmente por se tratar de um time que ainda não perdeu na temporada.

“Sempre que se tem uma vantagem, é importante. Se está em disputa, e você consegue levá-la para o seu lado, é importante, mas não é definitiva. Agora, é um jogo de 180 minutos, que se acabar empatado, a vantagem é do América. Então, a gente buscou muito esta vantagem”, analisou o técnico Lisca “Doido”, logo após o triunfo americano por 3 a 0 sobre a URT, na última quarta-feira.

Em 14 jogos disputados em 2020 - entre compromissos do Mineiro e da Copa do Brasil -, o América venceu oito e empatou seis. Neste ano, foram 22 gols marcados e apenas oito sofridos. Se mantiver a escrita e não perder nenhum dos clássicos, o time se garante na decisão do Estadual após três edições sem chegar à final. A última foi em 2016, quando a equipe então comandada pelo treinador Givanildo Oliveira superou justamente o Atlético e conquistou o título pela 16ª vez na história.

Desde a vitória por 2 a 1 na partida de ida daquela decisão, o América não venceu clássicos contra o time alvinegro. De lá para cá, foram 11 partidas disputadas, com oito derrotas, três empates, seis gols marcados e 22 sofridos. Desta vez, pesa a favor justamente a vantagem conquistada na primeira fase do Estadual. Afinal, dois empates já bastam.

Reforço


O técnico Lisca ganhou um reforço para o clássico contra o Atlético. De volta ao América após defender o Rio Ave, de Portugal, o zagueiro Messias foi regularizado ontem no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e está à disposição para reestrear. Nesta semana, o elenco perdeu uma importante peça defensiva: Lucas Kal foi emprestado pelo São Paulo ao Nacional, de Portugal, e deixou o Lanna Drumond.

A preparação física é outro trunfo da equipe. Classificado antecipadamente ao mata-mata do Estadual, o América foi a campo contra a URT, pela última rodada da fase de classificação, com uma escalação bastante modificada. A estratégia da comissão técnica funcionou: além de descansar os atletas, o time venceu com tranquilidade e garantiu as vantagens para a semifinal.

América e Atlético se enfrentam neste domingo, a partir das 16h, no Mineirão. O jogo de volta está marcado para 21h30 da próxima quarta-feira, no Independência. A equipe que avançar para a decisão enfrentará o vencedor da semifinal entre Tombense e Caldense.

Sequência invicta do América na temporada


  1. América 2 x 2 Caldense - 1ª rodada do Campeonato Mineiro, em 22 de janeiro, no Independência

  2. Santos-AP 1 x 1 América - 1ª fase da Copa do Brasil, em 5 de fevereiro, no Zerão

  3. Tupynambás 0 x 1 América - 3ª rodada do Campeonato Mineiro, em 29 de janeiro, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio

  4. América 3 x 0 Uberlândia - 4ª rodada do Campeonato Mineiro, em 1º de fevereiro, no Independência

  5. Cruzeiro 1 x 1 América - 5ª rodada do Campeonato Mineiro, em 9 de fevereiro, no Mineirão

  6. Villa Nova 1 x 2 América - 2ª rodada do Campeonato Mineiro, em 12 de fevereiro, no Alçapão do Bonfim

  7. Coimbra 0 x 2 América - 6ª rodada do Campeonato Mineiro, em, em 17 de fevereiro, no Independência

  8. América 2 x 1 Tombense - 7ª rodada do Campeonato Mineiro, em 29 de fevereiro, no Independência

  9. Operário-PR 0 x 2 América - 2ª fase da Copa do Brasil, em 5 de março, no Estádio Germano Krüger

  10. América 1 x 1 Boa Esporte - 8ª rodada do Campeonato Mineiro, em 8 de março, no Independência

  11. Ferroviária 0 x 0 América - Jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil, em 11 de março, na Fonte Luminosa

  12. Patrocinense 0 x 1 América - 9ª rodada do Campeonato Mineiro, em 15 de março, Estádio Pedro Alves do Nascimento

  13. América 1 x 1 Atlético - 10ª rodada do Campeonato Mineiro, em 26 de julho, no Independência

  14. URT 0 x 3 América - 11ª rodada do Campeonato Mineiro, em 29 de julho, no Estádio Zama Maciel

Última derrota: América 1 x 2 São Bento-SP - 38ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, em 30 de novembro de 2019, no Independência

Tags: america invencibilidade semifinal coelho tabu serieb americamg interiormg futnacional lisca