2

América no Brasileiro: veja chances de queda, Sul-Americana e Libertadores

Mesmo com tropeços, Coelho tem pouca probabilidade de rebaixamento; possibilidade de jogar a Sul-Americana segue alta

18/10/2021 17:00
compartilhe
Veja contas do América no Campeonato Brasileiro
foto: Mourão Panda/América

Veja contas do América no Campeonato Brasileiro


Na busca por um novo técnico após a saída de Vagner Mancini para comandar o Grêmio, o América também quer reencontrar o caminho das vitórias na Série A do Campeonato Brasileiro. Após uma sequência de oito jogos sem derrotas, o Coelho perdeu por 3 a 1 para o Internacional e, no sábado (16), empatou em 0 a 0 com o Bahia. Diante dos tropeços, veja, a seguir, as chances de queda, vaga na Sul-Americana e vaga na Copa Libertadores para o time mineiro.

Rebaixamento


O América tem, como principal objetivo na temporada, a permanência na elite do futebol nacional. Neste momento, o clube ocupa a 12ª colocação na tabela, com 32 pontos, e ostenta quatro de vantagem para o Juventude (17°) - primeiro clube na zona de rebaixamento.

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Coelho tem, a essa altura da competição, apenas 14,7% de chances de queda para a Série B do Campeonato Brasileiro.

A 11 jogos do fim do Brasileirão, o América precisa somar 13 pontos para alcançar a 'marca mágica' dos 45 - tida como o número que garante a permanência na Série A. Neste sentido, quatro vitórias e um empate seriam o suficiente, na sequência da competição, para que o time mineiro garanta a permanência.
 
 

Competições internacionais


Para além da meta da continuidade na elite, o América alimenta o sonho de disputar sua primeira competição internacional. Neste sentido, as perspectivas também são positivas - mesmo após os dois tropeços das últimas rodadas.

Ainda segundo a UFMG, o Coelho tem 41,1% de chances de se classificar à Copa Sul-Americana de 2022. Com finais brasileiras na atual edição do torneio continental (Athletico-PR x Red Bull Bragantino) e também na Copa Libertadores (Palmeiras x Flamengo), ainda mais vagas serão abertas - para além do 12° colocado.

A participação na Libertadores, no entanto, é um sonho mais distante. De acordo com os matemáticos, o América tem apenas 1,9% de probabilidade de disputar a próxima edição da principal competição do continente.

No sábado (23), o Coelho tem mais um confronto direto: às 17h, o Alviverde visitará o Santos (15° colocado) na Vila Belmiro, no litoral paulista. A partida será válida pela 28ª rodada do Brasileirão.

Compartilhe