2

América visita Ceará em duelo 'decisivo' por vaga na Libertadores de 2022

Coelho precisa vencer o adversário para dar mais um passo rumo ao sonho de disputar a principal competição de clubes do continente pela primeira vez

05/12/2021 06:00 / atualizado em 05/12/2021 01:01
compartilhe
América terá uma verdadeira 'decisão' neste domingo (5)
foto: Mourão Panda / América

América terá uma verdadeira 'decisão' neste domingo (5)


O América enfrenta o Ceará neste domingo (5), às 19h, na Arena Castelão, em Fortaleza-CE, pela 37ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Em oitavo, com 49 pontos, o time americano precisa vencer, ou na pior das hipóteses, empatar a partida, visto que o adversário, 9º, tem a mesma pontuação. Em caso de derrota, corre risco de não conseguir vaga à Copa Libertadores da próxima temporada.  
A conta é simples: para ultrapassar o Fluminense, atual 7º colocado, com 51 pontos, o América precisa vencer o Ceará e ainda torcer por uma derrota do time carioca contra o Bahia fora de casa. Desta forma, o sonho do Coelho continuaria vivo até a última rodada. 

Um triunfo diante do Vozão significaria a possibilidade de seguir sonhando com a Libertadores. A tendência é que o G6 se transforme em G8 e, consequentemente, o Campeonato Brasileiro ofereça oito vagas para o principal torneio do continente. 

Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, neste momento, o América tem 45,7% de chances de conseguir o maior feito de sua história. A probabilidade de participar da Copa Sul-Americana é ainda maior: 54,3%.

Mandante em boa fase


O Ceará faz uma campanha irretocável dentro de casa neste Brasileirão. Com 66,67% de aproveitamento como mandante, o time alvinegro só fica atrás de Atlético (90,74%) e Flamengo (74,07%) nesse quesito. Em 18 partidas dentro de seus domínios, foram dez vitórias, seis empates e apenas duas derrotas. 

Os únicos reveses atuando na Arena Castelão foram diante de Bahia (2 a 1) e Palmeiras (2 a 1), ainda no primeiro turno da Série A. Desde então, o time segue invicto dentro de casa. 

Retornos e baixas


Para o duelo desta noite, o técnico Marquinhos Santos só não conta com o zagueiro Ricardo Silva e o meio-campista Alê, suspensos pelo terceiro cartão amarelo recebido na vitória por 3 a 0 diante da Chapecoense, na última terça-feira (30/11), no estádio Independência, em BH. 

Em contrapartida, o atacante argentino Mauro Zárate retorna ao time titular após cumprir suspensão no último compromisso americano. 

O Coelho tem um alerta para enfrentar o Vozão. Ao todo, cinco jogadores do time titular estão pendurados e podem perder o confronto contra o São Paulo, na última rodada, se receberem o terceiro cartão amarelo. São eles: o zagueiro Eduardo Bauermann, o lateral-esquerdo Marlon, os volantes Juninho e Lucas Kal e o atacante Ademir. 

Já o Ceará tem duas baixas importantes para o jogo 'decisivo'. O treinador  Tiago Nunes não poderá contar com o meio-campista Vina, com lesão na coxa direita. Quem também permanece fora do time é o lateral-direito Gabriel Dias, com lesão no joelho direito. Jorginho e Igor são os mais cotados para as vagas abertas na equipe.

América
 
Matheus Cavichioli; Patric, Anderson, Eduardo Bauermann e Marlon; Lucas Kal e Juninho; Ademir, Zárate, Felipe Azevedo e Fabrício Daniel. 
Técnico: Marquinhos Santos

Ceará
 
João Ricardo; Igor, Luiz Otávio, Messias e Bruno Pacheco; Fernando Sobral, Lima e Fabinho; Kelvyn, Mendoza e Jael. 
Técnico: Tiago Nunes

Motivo : 37ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário : domingo, 5 de dezembro, às 19h
Local : Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro : Raphael Claus (SP)
Assistentes : Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Daniel Luis Marques (SP)
VAR : Vinícius Furlan (SP)
Transmissão : Premiere

Compartilhe