Atlético
None

ATLÉTICO

Reservas na quinta, titulares no domingo: Oswaldo confirma rodízio no Atlético nos primeiros jogos da temporada

Comissão técnica estabeleceu estratégia para preparar melhor o elenco

Bruno Cantini/Atlético
O ‘encurtamento’ da pré-temporada fez com que a comissão técnica do Atlético estabelecesse uma estratégia própria para preparar melhor o elenco no início de 2018. Oswaldo de Oliveira tem trabalhado dois times diferentes durante os treinamentos na Cidade do Galo. E com razão. Afinal, o treinador confirmou que estabelecerá um ‘rodízio’ entre titulares e reservas até a quarta rodada do Campeonato Mineiro.

“A minha ideia é dar chance de jogar quem está em melhores condições no início. Nós vamos em duas condições, buscando um encontro lá na frente. Vamos jogar com uma equipe na quinta e outra no domingo. Possivelmente, na semana que vem, a gente repetirá isso”, afirmou o treinador em entrevista coletiva na Cidade do Galo.

A estratégia funcionará da seguinte forma: a equipe considerada reserva atuará fora de casa, contra Boa Esporte e Villa Nova, nas duas próximas quintas-feiras; já os titulares enfrentarão Democrata e Patrocinense, no Independência, em jogos marcados para domingos. A ideia é alternar o time para possibilitar mais tempo de preparação e, consequentemente, de recuperação para os jogadores.

“Não há tempo hábil para se preparar um equipe para encarar quatro, cinco jogos sem intervalo, sem recuperação. Os jogadores mais experientes, que foram intitulados ‘titulares’, vão jogar no domingo. Essa é a nossa ideia pelo menos para esses quatro primeiros jogos”, prosseguiu Oswaldo.

A equipe que enfrentará o Boa Esporte, a partir das 19h30 (de Brasília) desta quinta-feira, será escalada com Victor; Patric, Bremer, Matheus Mancini e Danilo; Yago e Gustavo Blanco; Hyuri, Valdívia e Erik; Carlos.

“É um time que tem jogadores de qualidade e que podem se aproximar muito da forma como eu quero que joguem também os outros jogadores e como a equipe do Atlético jogou ano passado”, disse o treinador.

A tendência é que o único a ser mantido para domingo seja o goleiro. O time titular deve ser formado por Victor; Samuel Xavier, Felipe Santana (Iago Maidana), Gabriel e Fábio Santos; Arouca e Elias; Róger Guedes, Cazares e Otero; Ricardo Oliveira. O capitão Leonardo Silva, de 38 anos, faz trabalhos específicos e não deve enfrentar o Democrata neste final de semana.

‘Fator’ Copa do Brasil

A aproximação da estreia na Copa do Brasil fará com que a comissão técnica mude a estratégia de escalação de atletas. A partida contra o Atlético-AC está marcada para o dia 7 de fevereiro, em Rio Branco. Oswaldo de Oliveira admite que, a partir daí, deve estudar uma nova maneira de administrar o elenco.

“Com a aproximação do jogo da Copa do Brasil, com os jogadores mais condicionados, vamos ver o que nós vamos fazer. Nossa iniciativa para condicioná-los, para dar condição de recuperação e de preparação é essa”, explicou.

Leia abaixo tudo o que Oswaldo de Oliveira falou sobre a utilização de dois times diferentes nas primeiras rodadas do Campeonato Mineiro

Estratégia

“É muito cedo ainda para a gente falar em reserva ou titular. É indubitável que o Victor é o titular, que o Ricardo Oliveira, em forma, é titular. E é assim com outros jogadores que vocês (jornalistas) conhecem. A minha ideia é dar chance de jogar quem está em melhores condições no início. Nós vamos em duas condições, buscando um encontro lá na frente. Vamos jogar com uma equipe na quinta e outra no domingo. Possivelmente, na semana que vem, a gente repetirá isso. Porque não há tempo hábil para se preparar um equipe para encarar quatro, cinco jogos sem intervalo, sem recuperação. Os jogadores mais experientes, que foram intitulados ‘titulares’, vão jogar no domingo. Na próxima semana, quem joga na quinta, para nós completarmos um ciclo semanal de preparação e de recuperação, vai voltar na quinta-feira. A (equipe) de domingo volta no outro domingo. Essa é a nossa ideia pelo menos para esses quatro primeiros jogos. Dali para frente, com a aproximação do jogo da Copa do Brasil, com os jogadores mais condicionados, vamos ver o que nós vamos fazer. Nossa iniciativa para condicioná-los, para dar condição de recuperação e de preparação é essa.”

Motivos para a estratégia

“Não tem nada especial. É porque, em primeiro lugar, estou tentando colocar no primeiro jogo quem estiver em melhores condições físicas para jogar. Trajetória de jogador também (conta). Alguns jogadores precisam de um pouco mais de cuidado na preparação. E todos os jogadores que precisam desse cuidado estão sendo resguardados. Por enquanto, ainda não existe titularidade. Estabeleço sempre com eles uma competição saudável para a gente buscar a melhor formação.”

Força do time considerado reserva

“Victor, Patric, Bremer, Mancini, Danilo, Yago, Blanco, Hyuri, Valdívia, Erik e Carlos já foram titulares aqui ou em outros clubes. Então é um time que tem jogadores de qualidade e que podem se aproximar muito da forma como eu quero que joguem também os outros jogadores e como a equipe do Atlético jogou ano passado. O que nós temos que levar em consideração é que é o primeiro jogo, e é o primeiro jogo para todo mundo. Independentemente da qualidade do jogador, tem a qualidade do trabalho, das condições que a gente sabe que acontecem numa primeira partida, numa estreia. O início é sempre muito difícil pela contundência do trabalho inicial, da preparação. Nós estamos exigindo muito dos jogadores, e eles se ressentem disso. Isso é uma forma que todo mundo tem de preparar para que tenhamos desempenho melhor no futuro. A gente tem que levar em consideração isso tudo. Mas são excelentes jogadores e em condições, todos eles, de jogarem como titulares.”

Tags: galo seriea futnacional interiormg atleticomg