2

Botafogo-PB vence 'Clássico Tradição' e chega embalado para decisão com Atlético

Depois de vencer Galo de Campina Grande, Belo quer bater Galo mineiro

19/02/2018 08:30 / atualizado em 19/02/2018 00:48
compartilhe
Atacante Nando, do Botafogo-PB, comemorou gol nesse domingo, no Amigão, fazendo chororô e imitando 'galinha'. Assim como o Atlético, o Treze de Campina Grande tem como mascote o Galo
foto: Apolônio da Silva Ricarte

Atacante Nando, do Botafogo-PB, comemorou gol nesse domingo, no Amigão, fazendo chororô e imitando 'galinha'. Assim como o Atlético, o Treze de Campina Grande tem como mascote o Galo

O Botafogo-PB chegará embalado ao duelo único de quarta-feira, às 21h45, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, contra o Atlético, pela segunda fase da Copa do Brasil. Nesse domingo, o time dirigido pelo mineiro Leston Júnior conquistou sua oitava vitória na temporada ao bater o Treze por 4 a 2, no Amigão, em Campina Grande, no tradicional ‘Clássico Tradição’. 

Os gols do Belo foram marcados pelo atacantes Dico (2) e Nando e pelo meia-atacante Marcos Aurélio, esse último de cobertura. O Treze, cujo mascote também é o Galo, descontou com  Fábio Neves e Dedé. (assista aos gols abaixo)
Dos jogadores considerados titulares, apenas o goleiro Édson não atuou nesse domingo no interior paraibano. O Botafogo venceu com Remerson; Felipe Cordeiro, Gladstone, Lula e Fábio Alves; Rafael Jataí, Allan Dias, Carlos Renato, Marcos Aurélio; Dico e Nando.

Com esse resultado, o Belo, como é carinhosamente chamado o Botafogo-PB, se manteve invicto na temporada. São 12 jogos sem derrota. 

A vitória manteve o Botafogo-PB na terceira posição do Grupo A do Paraibano. O time de Leston Júnior tem 16 pontos, atrás de Campinense (19) e do Nacional de Patos (16 e uma vitória a mais).

No meio de semana, o Botafogo-PB já havia vencido o Alto-PI por 1 a 0, resultado que praticamente assegurou a sua classificação às quartas de final da Copa do Nordeste. No torneio regional, a equipe tem 100% de aproveitamento. Antes, tinha superado o Bahia, em Salvador, e o Náutico, em João Pessoa.

Copa do Brasil

O regulamento da Copa do Brasil não prevê jogo de volta nesta segunda fase. Por isso, avançará à terceira etapa o vencedor do duelo entre Botafogo-PB e Atlético, marcado para esta quarta, às 21h45 (de Brasília), no Estádio Almeidão. O empate no tempo regulamentar leva a decisão para os pênaltis.

A expectativa é grande em João Pessoa para o confronto com os mineiros. Em entrevista ao Superesportes, o técnico Leston Júnior admitiu que o Botafogo-PB foi favorecido pelo sorteio ao jogar em casa numa partida eliminatória.

”A Copa do Brasil se caracterizou ao longo dos tempos por permitir que as equipes de menor investimento tenham a possibilidade de avançar às fases principais com o mata-mata, e o novo regulamento potencializou isso. Tendo um único jogo, sem que nenhuma das equipes tenha a vantagem do empate, isso aumenta a possibilidade de uma equipe de menor investimento. Em função de um grande jogo, atuando no limite, você pode conseguir avançar diante de equipe de poder de investimento dez vezes maior. Somente uma competição como a Copa do Brasil te dá oportunidade de superar uma disparidade dessa em 90 minutos”, destacou.

Pelo que o Botafogo-PB tem apresentado este ano, Leston Júnior vê condições de fazer um grande jogo contra o Galo e arrancar a classificação à terceira fase. ”Confio sempre. Estou confiante em fazer grande jogo. Só é possível classificar fazendo um grande jogo, pela dimensão do adversário, pelo abismo financeiro entre os clubes. Mas nós acreditamos”.

A postura diante do Atlético não será de partir para o tudo ou nada. “Vamos jogar como a gente vem montando o time na pré-temporada, com jogo equilibrado, agredindo quando estivermos com a bola, mas nos preocupando em neutralizar as armas do adversário”.

Caras conhecidas

Além do comandante, o elenco do Botafogo-PB é repleto de caras conhecidas do futebol mineiro. O capitão é o zagueiro Gladstone, revelado pelo Cruzeiro. O lateral-direito é Felipe Cordeiro, oriundo da base do Atlético. Já os ex-americanos são maioria: zagueiros Lula (base) e André Santos (2014/15); lateral-direito Gedeílson (2013), lateral-esquerdo Carlos Renato (base); volante Rafael Jataí (2017); e meia Mazinho (2013). Profundo conhecedor do interior do estado, Leston Júnior ainda indicou o lateral-esquerdo Fábio Alves e o meia Allan Dias, destaques da URT em 2017, e o meia Hiroshi, que defendeu o Tupi em 2016. A principal contratação foi o meia Marcos Aurélio, conhecido nacionalmente por suas passagens por Atlético-PR, Santos, Coritiba, Internacional, Sport e Ceará).

BOTAFOGO-PB NA TEMPORADA

Copa do Nordeste

Venceu Bahia por 1 a 0 em Salvador, o Náutico, por 2 a 1, e o Altos-PI, por 1 a 0, em João Pessoa.

Lidera o Grupo C na Copa do Nordeste, com nove pontos

Copa do Brasil

Venceu o Floresta-CE por 2 a 0 no Presidente Vargas, em Fortaleza, e avançou.

Paraibano
É o terceiro no Grupo A, com 16 pontos, 3 a menos que o líder Campinense.

1ª rodada) Venceu Serrano por 2 a 1, no Almeidão.
2ª rodada) Empatou com CSP, fora, por 1 a 1.
3ª rodada) Empatou com Treze, no Almeidão, por 1 a 1.
4ª rodada) Goleou a Desportiva Guarabira, fora de casa, por 4 a 1
5ª rodada) Venceu o Atlético-PB, fora de casa, por 2 a 0
6ª rodada) Empatou por 1 a 1, fora de casa, com o Serrano
7ª rodada) Empatou por 3 a 3 com o CSP, no Almeidão
8ª rodada) Venceu o Treze, fora, por 4 a 2

Compartilhe