Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético terá de melhorar números como visitante para selar vaga na Libertadores

Galo precisa manter o embalo e conquistar bons resultados contra Santos e Inter

postado em 19/11/2018 09:40 / atualizado em 19/11/2018 09:52

BRUNO CANTINI / ATLÉTICO

De uma situação delicada à renovação da esperança e motivação extra na luta pela vaga na fase preliminar da Copa Libertadores. Bastaram duas vitórias consecutivas – já são três partidas sem derrota pelo Campeonato Brasileiro – para que o ambiente ficasse mais leve no Atlético. Ainda que o time de Levir Culpi esteja em evolução, a missão dos jogadores alvinegros é consolidar a classificação à competição sul-americana já em seus dois últimos confrontos fora de casa: contra Internacional, quarta-feira, no Beira-Rio, e Santos, sábado, na Vila Belmiro. Se a equipe vencer ambas, é praticamente certo de que ninguém vai tirar do Galo a vaga entre os seis primeiros.

Neste Brasileiro, a equipe conseguiu vencer quatro vezes como visitante (Atlético-PR, América, Botafogo e Paraná), mas o aproveitamento de apenas 31,3% dos pontos disputados está abaixo do satisfatório nas contas da comissão técnica e do grupo. Desde 2013, quando abriu mão do segundo turno para se preparar para o Mundial de Clubes, a performance atleticana como visitante não era tão negativa.

A delegação ficará quase uma semana fora de Belo Horizonte. A viagem para Porto Alegre será terça pela manhã – haverá treino à tarde no CT do Grêmio. Na quinta-feira, um dia depois do duelo com o Inter, os jogadores seguem para São Paulo e, de lá, para Santos. O retorno à capital mineira será na manhã de domingo.

Animado, o volante Adílson entende que trazer bons resultados de fora evitaria um desespero na rodada final, diante do Botafogo, dia 2, no Independência. “O quanto antes conseguimos é melhor. Nos aliviaria muito. Não queremos chegar no último jogo precisando vencer a todo custo. Se for assim, vamos encarar. Mas a ideia é que isso não ocorra. Os dois jogos são difíceis, mas se continuarmos nessa pegada, tem tudo para dar certo. A maioria está acostumada a jogar partidas grandes.” Sem Elias e Fábio Santos, suspensos, Galdezani e Patric, improvisado, devem ficar com as vagas.

Depois da oscilação nos primeiros jogos com Levir Culpi, Adílson acredita que o Atlético crescerá muito na reta decisiva: “Desde o jogo contra o Grêmio, apresentamos postura diferente. Contra o Palmeiras, fomos melhores ainda. Estamos procurando nos entender com o Levir. Essa mudança é difícil, delicada para todos. Passamos o campeonato todo entre os primeiros, e perder a vaga no fim seria muito frustrante. A cobrança veio, as coisas não aconteceram nos primeiros jogos do Levir como queríamos, mas o grupo entendeu e os resultados estão vindo”.

RESULTADOS Mantendo o discurso que jogadores adotaram antes da vitória sobre o Paraná, Levir acredita que o mais importante agora é obter as vitórias, deixando em segundo plano o espetáculo. “Gosto de ver arte, futebol bonito. Mas faltam três jogos, não dá para calibrar o time jogando bonito. Temos de jogar pelo resultado. Mas os jogadores têm qualidade. A bola cai no pé do Cazares e a jogada sai. Sempre que possível, gosto disso. Mas precisamos nos ajustar para buscar o resultado, nos fechar, não tomar gol. Nesse sentido, um gol marcado por nós vira goleada. Vamos terminar essa temporada para depois armar um time que jogue com mais brilho”.