Atlético
None

COPA LIBERTADORES

Rival do Atlético na Libertadores, Danubio é revelador de craques e tem uma mulher como símbolo

Clube uruguaio tem elenco modesto, avaliado em 8 milhões de euros

postado em 18/12/2018 11:50 / atualizado em 19/12/2018 09:32

REUTERS/Andres Stapff

O Danubio, adversário do Atlético na Copa Libertadores, tem um histórico de formação de grandes jogadores, como Edinson Cavani e Álvaro Recoba, e contou com a participação decisiva de uma mulher na sua história, algo raro no mundo do futebol.

Clube modesto de Montevidéu, o Danubio destacou-se por revelar jogadores de renome, ganhando o apelido de "universidade do futebol uruguaio". Um dos principais atacantes em atividade, Cavani foi formado na equipe. Sua estreia como profissional ocorreu em 2005. Permaneceu no Danubio até 2007, quando foi negociado com o Palermo. Segundo o site Ogol, Cavani realizou 30 jogos pelo clube alvinegro e marcou 12 gols. Hoje, o artilheiro defende o PSG.

Outro craque histórico que cresceu no Danubio foi Recoba. El Chino, como era conhecido, foi criado na Curva de Maroñas, bairro onde se localiza a equipe. Logo cedo, Recoba criou uma ligação com o time, que defendeu de 1993 a 1995 e 2010 a 2011.

A lista de atletas de destaque do futebol uruguaio que passaram pelo Danubio é grande: Rubén Sosa, Diego Forlán, Javier Chevantón e Fabián Carini são alguns deles. Até o lendário Ghiggia, autor do gol do título da Copa do Mundo de 1950 que calou o Maracanã, atuou com a camisa do clube.

Mulher como símbolo



María Mincheff de Lazaroff deixou a Bulgária e chegou ao Uruguai na tentativa de uma vida melhor. Era o fim da década de 1920 início dos anos 30. Três de seus filhos, Miguel, Juan e Apostol, além de um grupo de amigos, participavam de um time de futebol, o Tigre. Eles se reuniam na região de Curva de Maroñas, onde moravam, para jogar bola.

Descontentes com a nomenclatura Tigre, os amigos resolveram fazer um encontro na casa de María para alterar a denominação. A senhora deu a sugestão de Maritza, um rio que corta Grécia, Bulgária e Turquia. Era onde ela lavava roupas na infância. O nome foi rejeitado porque pareceu muito feminino para um time de homens. María insistiu, agora com outra ideia: Danubio.

A mulher era fascinada com rios. Danubio é o segundo maior rio da Europa em extensão, atrás apenas do Volga. A nascente se localiza na Floresta Negra, na Alemanha. O encontro com o mar ocorre na Romênia. Ao todo, corta dez países. O nome foi aprovado sem nenhuma objeção.

Em maio de 2017, veio a homenagem. Em uma assembleia extraordinária, os sócios decidiram rebatizar o nome do estádio para Jardines del Hipódromo - María Mincheff de Lazaroff. Este é o primeiro estádio com nome de mulher no futebol uruguaio.

AFP PHOTO / ATTILA KISBENEDEK


Presente de poucos recursos


O Danubio carimbou vaga para a Copa Libertadores de 2018 por ter feito a melhor pontuação da temporada 2018, excluindo Nacional e Peñarol. Na tabela de classificação do Clausura, o Danubio ficou na 10ª posição, com 20 pontos. O torneio local é disputado por 16 equipes.

O clube alvinegro joga em um estádio com capacidade para 10 mil torcedores, mas raramente fica cheio. O elenco é avaliado em quase 8 milhões de euros, segundo o Transfermarket. Nesta temporada, o Danubio caiu na primeira fase da Copa Sul-Americana, assim como o Atlético. Perdeu para o Deportivo Cali, na Colômbia, por 3 a 0, e ganhou em casa, no Uruguai, por 3 a 2.

'Infiltrados'

Alexandre Guzanshe / EM DA PRESS


O Atlético conta com dois jogadores com passagem pelo Danubio: o atacante David Terans e o zagueiro Martín Rea. É incerto o futuro dos dois no Galo. O primeiro foi comprado pelo Atlético e assinou por cinco anos. Por sua vez, Rea chegou por empréstimo. Ele não fez a sua estreia e pode deixar o clube.

Ficha do clube

Nome: Danubio Fútbol Club
Estádio: Jardines del Hipódromo - María Mincheff de Lazaroff
Capacidade: 10 mil
Apelidos: La Franja. Los de La Curva
Títulos: 4 Campeonatos Uruguaios

Tags: história craques danubio libertadore2018 atleticomg