Atlético
None

ESPECIAL

Há 50 anos, Atlético vestia verde e amarelo para representar o Brasil em histórica vitória sobre a Iugoslávia

Galo derrotou europeus por 3 a 2, de virada, em 19 de dezembro de 1968

postado em 19/12/2018 08:00 / atualizado em 19/12/2018 08:36

(Foto: Arquivo Estado de Minas - 19/12/1968)
 Ao longo dos 110 anos de fundação do Atlético, as cores alvinegras acompanharam o time em muitos jogos, excursões e títulos pelo Brasil e pelo mundo. Mas, numa ocasião mais do que especial, o Galo deixou de ser preto e branco e vestiu o simbólico verde-amarelo da Seleção Brasileira. Há exatos 50 anos, em 19 de dezembro de 1968, a equipe mineira, comandada pelo histórico técnico Yustrich, usou as cores do Escrete Canarinho na vitória de virada sobre a antiga Iugoslávia por 3 a 2, no Mineirão, numa das partidas mais emblemáticas do clube.



Em território brasileiro para amistosos, a seleção europeia vivia grande momento após o vice-campeonato da Eurocopa em junho. A base daquela equipe que perdera para a anfitriã Itália em Roma, entretanto, havia sido bastante modificada pelo técnico Rajko Mitic para a viagem às terras tupiniquins.

Mesmo assim, o tradicional time dos Bálcãs saiu na frente no Mineirão. Em apenas nove minutos, os visitantes fizeram 2 a 0. Os gols foram marcados por Musemic, aos 6’, e Nenad Bjekovic, aos 9’.

(Foto: Arquivo Estado de Minas - 19/12/1968)

O clima de tristeza dos 37.592 pagantes que acompanharam o jogo no Gigante da Pampulha, entretanto, não durou muito. Aos 32’ ainda da etapa inicial, o ponta-direita Vaguinho diminuiu a desvantagem. Já nos acréscimos, o meio-campista Amauri Horta igualou o marcador.

Mas, antes de seguirmos a história do jogo, vamos a um detalhe da ficha técnica da partida:

“Anormalidades: aos 46’ do primeiro tempo, o técnico Yustrich invadiu o gramado para abraçar Amauri, e (quando) o juiz (o uruguaio Ramón Barreto) foi expulsá-lo recebeu uma peitada. Por isso, foi expulso até do túnel no segundo tempo”, lê-se no documento do acervo do Mineirão.
A curiosa expulsão de Yustrich, técnico conhecido por ter o estilo ‘linha-dura’, não desanimou os jogadores alvinegros. Logo aos 9’ da etapa complementar, o atacante Ronaldo - campeão brasileiro em 1971 com a camisa do Atlético - virou o jogo e garantiu o triunfo por 3 a 2.


BRASIL (ATLÉTICO) 3 X 2 IUGOSLÁVIA

Brasil (Atlético)
Mussula; Vander, Grapete, Normandes (Djalma Dias) e Décio Teixeira; Vanderlei Paiva e Amauri Horta; Ronaldo, Vaguinho, Lola e Tião (Caldeira). Técnico: Yustrich

Iugoslávia
Ivan Curkovic; Pavlovic (Holzer), Paunovic, Dojcinovski e Aliksik; Nujkic (Aciomovic) e Musemic (Belin); Tesan, Bjekovic (Katic), Bukal e Spasovski.
Técnico: Rajko Mitic

Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Gols: Musemic 6, Bjekovic 9, Vaguinho 32 e Amauri 46 do 1º; Ronaldo 9 do 2ºT Árbitro: Ramón Barreto (URU)
Assistentes: Armando Marques (BRA) e Miguel Angel Comesaña (ARG)
Pagantes: 37.592
Renda: NCr$ 116.870

Tags: galo atleticomg interiormg futinternacional iugoslávia seriea