Atlético
None

COPA LIBERTADORES

Barcelona apresenta apelação na Conmebol para ganhar vaga do Defensor; Atlético espera definição

Adversário do Galo será definido na Câmara de Apelações da Conmebol (CAC)

postado em 15/02/2019 13:23 / atualizado em 16/02/2019 00:51

AFP / RODRIGO BUENDIA

O Barcelona de Guayaquil, do Equador, vai buscar a vaga para enfrentar o Atlético, na terceira fase da Copa Libertadores, nos Tribunais. O clube foi punido pela escalação irregular do jogador Sebastián Pérez no primeiro jogo contra o Defensor. Por isso, a vitória do time equatoriano por 2 a 1 se transformou em derrota por 3 a 0. O triunfo em casa por 1 a 0 resultou em eliminação para o Barcelona.  

Acompanhado dos advogados Guillermo Saltos e Manuel Jacho, os presidentes do Barcelona, José Francisco Cevallos, e da Federação Equatoriana de Futebol (FEF), Francisco Eqas, foram recebidos, na tarde desta sexta-feira, na Comissão de Apelação da Conmebol (CAC). Até o fim do expediente na redação do Superesportes, no entanto, ainda não havia uma definição sobre o caso. 

A comitiva vai apresentar sua defesa apelando da resolução da Conmebol que deixa o clube fora da Libertadores mesmo vencendo os dois jogos contra o Defensor.

"Vamos demonstrar firmemente que é uma injustiça ratificar a sanção do tribunal de disciplina. Temos as provas contundentes de que o Barcelona foi prejudicado pela negligência e irresponsabilidade de um funcionário da FEF", disse Cevallos, em entrevista ao diário El Comercio.

O Barcelona sustenta sua defesa alegando que o clube não pode ser punido por circunstâncias alheias a seus controle, responsabilizando a Federação Equatoriana de Futebol. O entendimento é que os documentos foram enviados no prazo, mas, por um erro da FEF, a inscrição não foi realizada no período correto.

O Defensor vai contestar o recurso apresentado pelo Barcelona também na tarde desta sexta-feira. O resultado será divulgado pela Câmara de Apelações da Conmebol (CAC) antes da próxima quarta-feira.

O caso

Em campo, o Defensor perdeu os dois jogos. No duelo de ida, o Barcelona venceu por 2 a 1, no Estádio Luis Franzini, em Montevidéu, capital do Uruguai. O resultado, entretanto, se transformou num 3 a 0 a favor dos uruguaios por conta da escalação irregular do volante Sebastián Pérez. A volta foi disputada no Estádio Monumental, em Guayaquil. O Barcelona ganhou de novo. A vitória por 1 a 0, entretanto, não foi suficiente para a classificação do clube equatoriano.

Depois da derrota em casa na partida de ida, o Defensor acionou a Conmebol por conta da suposta escalação irregular de Sebastián Pérez. O Tribunal Disciplinar da entidade acatou o pedido e corroborou com a interpretação de que o volante, de 25 anos, não foi inscrito na Copa Libertadores dentro do prazo estabelecido pelo artigo 19 do regulamento. A punição foi confirmada na véspera da partida de volta.

Data dos jogos

Embora ainda haja possibilidade de mudança do adversário do Galo, a Conmebol já divulgou as datas dos jogos contra o Defensor.

O Atlético enfrentará o clube uruguaio nos dias 20, em Montevidéu, no Uruguai, e 27 de fevereiro, em Belo Horizonte (serão em duas quartas-feiras). Os dois jogos estão marcados para o mesmo horário: 21h30.

O Galo já se programou para a viagem ao Uruguai. O time embarca para Montevidéu na segunda-feira, treina na terça e joga na quarta-feira.

Se o Atlético avançar, entrará no Grupo E, com Cerro Porteño, Nacional e Zamora.

Tags: Copa Libertadores defensor barcelona nacional seriea atleticomg