Atlético
None

ATLÉTICO

Líder, Atlético tenta repetir 2012 e 2017, contrariar maioria e buscar título mineiro

Time garantiu a primeira colocação da fase classificatória nesse domingo

postado em 18/03/2019 06:30 / atualizado em 18/03/2019 08:24

<i>(Foto: Sidney Lopes/EM)</i>

Com a liderança da primeira fase do Campeonato Mineiro garantida, o Atlético agora tenta contrariar a maioria e ser campeão estadual. Desde que a competição passou a ter 12 clubes (2005), apenas seis vezes o time de melhor campanha na etapa classificatória conquistou a taça ao fim do mata-mata.

Ou seja: em 14 edições já concluídas do torneio com o atual formato de primeira fase, em 42,8% das vezes o campeão teve a melhor campanha na etapa de classificação. Nas outras oito (57,2% do total), a taça ficou com equipes que não lideraram a competição ao fim das 11 rodadas iniciais.


Na história do Atlético, há bons exemplos para o time de 2019. Na temporada 2012, o time do técnico Cuca liderou a primeira fase de forma invicta: 29 pontos ganhos, com nove vitórias e dois empates. No mata-mata, a equipe alvinegra não perdeu e foi campeã ao superar Tupi, na semifinal, e América, na decisão.

Em 2017, a equipe comandada por Roger Machado terminou a fase inicial na liderança e foi campeã. O time somou 27 pontos, numa campanha com nove vitórias, nenhum empate e duas derrotas na etapa classificatória. No mata-mata, o Atlético não perdeu: um empate e uma vitória diante da URT, na semifinal, e um empate e uma vitória contra o Cruzeiro, na decisão.

O Cruzeiro foi o responsável pelas outras quatro campanhas em que o líder da primeira fase terminou com o título da competição: em 2008, 2011, 2014 e 2018. Na temporada 2003, a equipe celeste também conseguiu o feito. Naquele ano, entretanto, a fase inicial tinha 13 participantes.

Maus exemplos

Em uma oportunidade desde 2005, o Atlético liderou a primeira fase do Mineiro e não conquistou o título. Foi assim na temporadas 2009, ano em que o Cruzeiro ficou com a taça. Em 2001 e em 2004 - anos em que os formatos da competição eram outros -, o time alvinegro também liderou a fase inicial e não conquistou o título.

Vantagens de ser líder

Ao vencer o América por 3 a 2 nesse domingo, o Atlético garantiu a primeira colocação com uma rodada de antecedência. O time alvinegro soma 25 pontos em dez jogos, numa campanha com oito vitórias, um empate e uma derrota. A equipe acumula sete vitórias seguidas no Estadual.

A última partida da primeira fase será nesta quarta-feira, a partir das 21h30. Provavelmente com uma formação alternativa, o time do técnico Levir Culpi visitará o Tupynambás, no estádio Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora, pela 11ª rodada da competição. A escolha por mudar a escalação é para dar mais tempo de descanso e preparação aos titulares.

Afinal, o Atlético agora se prepara para o início do mata-mata. Na etapa eliminatória da competição, o time alvinegro terá vantagens por terminar a fase inicial como líder.

Nas quartas de final, o Atlético terá a oportunidade de jogar em casa o confronto único. Ainda não se sabe data, horário ou rival da partida. Em caso de empate, a decisão irá para os pênaltis.

Se avançar, o Atlético  terá o direito de ser mandante na partida de volta da semifinal. Além disso, o time alvinegro contará com empate no placar agregado das duas partidas para vencer a eliminatória. Ou seja: dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols classificam os comandados de Levir Culpi.

Será exatamente esse o cenário cenário encontrado pelo Atlético caso avance à final. O time terá novamente os direitos de decidir em casa e de contar com empate no placar agregado das duas partidas para vencer a eliminatória.

Campeonato Mineiro desde que o formato com 12 clubes foi adotado

2018 - Cruzeiro líder da primeira fase e campeão
2017 - Atlético líder da primeira fase e campeão
2016 - Cruzeiro líder da primeira fase, América campeão
2015 - Caldense líder da primeira fase, Atlético campeão
2014 - Cruzeiro líder da primeira fase e campeão
2013 - Cruzeiro líder da primeira fase, Atlético campeão
2012 - Atlético líder da primeira fase e campeão
2011 - Cruzeiro líder da primeira fase e campeão
2010 - Cruzeiro líder da primeira fase, Atlético campeão
2009 - Atlético líder da primeira fase, Cruzeiro campeão
2008 - Cruzeiro líder da primeira fase e campeão
2007 - Cruzeiro líder da primeira fase, Atlético campeão
2006 - Ipatinga líder da primeira fase, Cruzeiro campeão
2005 - Cruzeiro líder da primeira fase, Ipatinga campeão

Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea galo