Atlético
None

ATLÉTICO

Vale de quê? Entenda as vantagens do Atlético por ser líder do Campeonato Mineiro

Time garantiu nesse domingo a primeira colocação da fase classificatória

postado em 18/03/2019 08:40 / atualizado em 18/03/2019 08:36

<i>(Foto: Bruno Cantini/Atlético)</i>

A vitória desse domingo por 3 a 2 sobre o América garantiu matematicamente ao Atlético a liderança da fase classificatória do Campeonato Mineiro com uma rodada de antecedência. Na prática, o que vale a primeira colocação do Estadual? O Superesportes te ajuda a entender.

Quartas de final


Antes de qualquer coisa, o Atlético terá a vantagem de enfrentar nas quartas de final o time que terminou a primeira fase na oitava colocação. Ou seja: ao menos em tese, o rival da equipe alvinegra será o pior dos classificados.

Além disso, os comandados de Levir Culpi jogarão como mandantes a partida que define quem avança às semifinais. Se o duelo terminar empatado, a decisão será na disputa de pênaltis. O Atlético ainda não sabe qual será o rival e nem data e horário do jogo.

Semifinal

Se avançar, o Atlético enfrentará na semifinal o time de pior campanha na primeira fase entre os quatro classificados. Nesse cenário, portanto, o time alvinegro evita a possibilidade de clássico contra América ou Cruzeiro, que terminarão a etapa classificatória em segundo e terceiro.

Nas semifinais, os duelos serão em partidas de ida e volta. Por ter melhor campanha na primeira fase, o Atlético terá o direito de mandar o segundo jogo em casa, se assim preferir. Além disso, o time alvinegro contará com empate no placar agregado das duas partidas para vencer a eliminatória. Ou seja: dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols classificam os comandados de Levir Culpi.

Final

Na decisão, as vantagens do Atlético - se a equipe chegar até esta fase da competição, naturalmente - são as mesmas da etapa anterior. Por ter melhor campanha na primeira fase, o time alvinegro terá o direito de mandar o segundo jogo em casa, se assim preferir.

Além disso, o Atlético contará com empate no placar agregado das duas partidas para vencer a eliminatória. Ou seja: dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença dão o título aos comandados de Levir Culpi.

Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea galo