Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético relembra ídolos em luta contra o racismo no Dia da Consciência Negra

Galo lança vídeo para combater injúria racial e defender a igualdade

postado em 20/11/2019 00:02 / atualizado em 20/11/2019 00:22

(Foto: Reprodução/TVGalo)
O Atlético lembrou o Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira, 20 de novembro, com uma campanha nas redes sociais. Intitulada #DoPretoEdoBranco: o racismo é o oposto da identidade Atleticana, a mobilização alvinegra defende a igualdade em todas as áreas, especialmente no futebol, onde os casos de injúria racial têm sido frequentes nos últimos tempos, dentro e fora de campo.

A campanha lançada pelo Atlético incentiva torcedores na luta contra o racismo e injúria racial. E conta com a participação de ídolos negros que marcaram época no clube. Há imagens de Reinaldo, o maior artilheiro da história do Galo (255 gols), além de Dario, que balançou as redes do Botafogo no Maracanã e garantiu o título do Campeonato Brasileiro, em 1971. 



Personagens recentes também são exibidos na campanha alvinegra nas redes sociais. Ronaldinho Gaúcho, destaque nas conquistas da Copa Libertadores de 2013 e Recopa, em 2014, , artilheiro do time mineiro na histórica campanha da competição continental (7 gols), e o zagueiro Leonardo Silva, com um gol e atuação histórica na final contra o Olimpia, aparecem nas imagens. 

O vídeo tem duração de quase 2min e mostra lances e gols históricos de ídolos negros do Galo, além de depoimentos. "Eu sou isso, sou branco, sou pardo, sou negro. Sou brasileiro e atleticano", declarou Reinaldo, o Rei, que em seguida faz o tradicional gesto de comemoração dos gols, com o braço direito erguido. O filme termina com a seguinte frase: "O racismo é o oposto da identidade atleticana. Aqui é Galo! Aqui não aceitamos nenhum tipo de preconceito". 

Tags: galo atlético racismo reinaldo campanha ídolos negros dario ronaldinho gaúcho dia da consciência negra interiormg leonardo silva injúria racial