Atlético
None

ATLÉTICO

Brasiliense, Raja, Jorge Wilstermann e Afogados: relembre vexames do Atlético em mata-matas no século

Galo foi eliminado por time da quarta divisão na segunda fase da Copa do Brasil

postado em 28/02/2020 06:00

(Foto: Bruno Cantini/Atlético)
O Atlético teve mais um vexame em sua história. E esse foi um dos maiores. Na noite dessa quarta-feira, o Galo foi eliminado pelo Afogados da Ingazeira, de Pernambuco, na segunda fase da Copa do Brasil. O time mineiro empatou no tempo normal por 2 a 2 e foi derrotado nos pênaltis. Após a queda na competição nacional, o presidente Sérgio Sette Câmara resolveu demitir Rui Costa (diretor de futebol), Marques (gerente de futebol), Rafael Dudamel (técnico) e a comissão técnica do venezuelano.

A queda para um time da Série D do futebol brasileiro é um vexame histórico do Atlético. Mas não foi o único do Galo em mata-matas no século. Relembre todos abaixo.

Brasiliense


Em 2002, o Atlético chegava pela segunda vez à semifinal da Copa do Brasil. O adversário era o modesto Brasiliense, da Série C. A equipe de Taguatinga, no Distrito Federal, havia eliminado Náutico e Fluminense. Na primeira partida da semi, o ‘Jacaré’ aplicou 3 a 0 no Galo e encaminhou a vaga na decisão. Em casa, nova vitória, por 2 a 1, e vexame do time alvinegro. 

Santo André


Em 2004, o Galo caiu na segunda fase da Copa do Brasil. O algoz foi o Santo André, equipe da Série B. No jogo de ida, o Atlético perdeu por 3 a 0. No Mineirão, o alvinegro venceu por 2 a 0, mas acabou eliminado da competição. O time paulista acabou campeão da Copa do Brasil.

Ceará


O Ceará não disputava a Série A desde 1993. Em 2005, enfrentou e eliminou o Atlético da Copa do Brasil nas quartas de final. Naquela edição, as equipes empataram no Mineirão por 1 a 1. No Castelão, o Galo perdeu por 2 a 0 e acabou eliminado.

Grêmio Prudente


Em 2011, o Atlético também foi eliminado na segunda fase da Copa do Brasil por um time de menor expressão. No jogo de ida, o Grêmio Prudente venceu em casa por 2 a 1. Na volta, o Galo não conseguiu marcar. O empate por 0 a 0 eliminou os mineiros e acentuou a crise na Cidade do Galo.

Raja Casablanca-MAR


(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Em 18 de dezembro de 2013, outra das maiores vergonhas recentes do Atlético. Campeão da Copa Libertadores, o time comandado pelo técnico Cuca vivia a expectativa de enfrentar um duelo histórico com o Bayern de Munique na final. Mas os planos foram frustrados pelo Raja Casablanca-MAR. O time do Marrocos venceu o Galo na semifinal por 3 a 1 e encerrou o sonho alvinegro.

Jorge Wilstermann-BOL


Líder do grupo na Copa Libertadores de 2017, o Atlético era favorito no confronto com o modesto Jorge Wilstermann-BOL, nas oitavas de final. Os bolivianos, porém, surpreenderam. No jogo de ida, derrota alvinegra por 1 a 0. Na volta, disputada no Mineirão, o 0 a 0 eliminou o Galo precocemente.

Colón-ARG


Completamente focado na disputa da Copa Sul-Americana, o Atlético teve o sonho de conquistar o título frustrado por um time considerado pequeno da Argentina. Contra o Colón-ARG, a equipe alvinegra perdeu por 2 a 1 em Santa Fé e devolveu o placar no Mineirão. Nos pênaltis, melhor para os argentinos, que venceram por 4 a 3 e avançaram à finalíssima.

(Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)

Unión-ARG


Já em 2020, o Atlético sofreu uma dura eliminação para o modesto Unión-ARG ainda na primeira fase da Copa Sul-Americana. O time de Santa Fé, que ocupava apenas a 18ª colocação no Campeonato Argentino, aplicou uma goleada por 3 a 0 no jogo de ida, no Estádio 15 de Abril. Na volta, a equipe alvinegra venceu por 2 a 0 no Independência e não conseguiu evitar a queda precoce no torneio continental.

Afogados


A eliminação para o Afogados na última quarta-feira talvez tenha sido o maior vexame recente do Atlético em mata-matas. No tempo regulamentar do jogo único da segunda fase da Copa do Brasil, empate por 2 a 2 no Vianão, em Afogados da Ingazeira, interior de Pernambuco. Nos pênaltis, triunfo por 7 a 6 do time pernambucano, que jogará a Série D em 2020.

Tags: galo copadobrasil atleticomg interiormg futnacional seriea