Santa Cruz

SANTA CRUZ

Sérgio Guedes entre a iniciativa e a precaução para o Clássico das Emoções

Treinador fala da necessidade do Santa dominar a partida no Arruda, mas pode escalar meio mais defensivo

postado em 08/08/2014 08:00

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Há uma faísca de contradição em duas afirmações do técnico Sérgio Guedes sobre a escalação para o clássico de amanhã. Ao considerar o mando de campo, no Arruda, o treinador destacou a necessidade de “tomar a iniciativa” da partida. Atacar o Náutico, traduzindo. Ao indicar os três candidatos para a vaga de Danilo Pires, suspenso, Guedes incluiu o volante Bileu. Um jogador com características defensivas, ao contrário dos outros dois, Natan e Wescley. Uma alternativa cogitada por conta da fragilidade defensiva coral.

A entrada do volante serviria como uma proteção a mais para o setor mais frágil do sistema defensivo: as laterais. Acostumado a também fazer a função de lateral direito, Bileu poderia ser a proteção que Tony precisa para se concentrar apenas nos apoios ao ataque, que quando acionados, já se provaram mais do que eficientes. A opção não seria da piores, pois o lateral direito do Santa Cruz praticamente se tornaria um ponta e seguraria os avanços de Rai pela lateral esquerda alvirrubra.

Apesar da possibilidade de Bileu ser titular no Clássico das Emoções, o discurso de Sérgio Guedes não aponta uma opção que dê mais atenção a defesa do que ao ataque, mas a possibilidade existe e já está bem clara na mente do comandante. “É difícil de antever alguma coisa, mas eles estão treinados para entrar. Não tenho dúvidas não. Já estou mais ou menos identificado como vou iniciar a partida”, contou o treinador. Natan é quem, na teoria, larga na frente pela vaga, mas a condição física coloca sua escalação entre os titulares como uma eterna dúvida. Desde que alcançou condições de jogo, o meia só tem entrado no decorrer das partidas e seu retorno definitivo sempre é tratado com cuidado devido ao histórico de lesões.

Caso a precaução em relação a Natan continue, Guedes pode escalar Wescley no meio de campo. A entrada do meia contra o Ceará foi forçada, mas atendeu às expectativas, inclusive com um golaço para deixar a dúvida na cabeça do técnico. Com ele em campo o time ganha em velocidade e fica mais ofensivo.

Mudança na formação?
Apesar de não ainda não ter mencionado a possibilidade de mudar o esquema tático para o Clássico das Emoções, na derrota para o Santa Rita Guedes terminou utilizado uma espécie de 4-5-1 durante o segundo tempo. Tirou o volante Sandro Manoel e o atacante Pingo para colocar os meias Natan e Emerson Santos. Assim o meio-campo foi formado por Danilo Pires e Éverton na cabeça de área e Natan, Carlos Alberto e Emerson Santos na armação. Já que Pires não pode atuar, Guedes poderia manter Sandro Manoel ao lado de Éverton e colocar Wescley no lugar de Emerson Santos. Uma opção não revelada, mas que poderia surpreender e buscar o domínio do meio de campo.